Malefícios dos refrigerantes

imagem de Fabia Nascimento

Fabia Nascimento

São Beranrdo do Campo, SP Nível 1
1 fã 17 pontos 3929 visitas recebidas

Malefícios dos refrigerantes

São Paulo 2/5/2011
 

 
O refrigerante é a bebida mais consumida no mundo. Nota-se com o passar do tempo que as embalagens estão cada vez maiores. Dentro do setor alimentício apresenta o maior volume de vendas.
O consumo freqüente de refrigerante está associado ao risco de cáries dentárias, flatulência (gases), gastrite, osteoporose, diabetes, aumento do peso e das triglicérides sanguíneos.
Possui alta concentração de açúcar, equivalente a nove colheres de chá em um copo. Já as versões light, diet e zero são isentas de açúcar, porém não possuem nenhum nutriente.
O refrigerante é uma bebida rica em acidulantes, reguladores de acidez, corantes, conservantes, emulsificantes, estabilizantes, realçadores de sabor e cafeína (refrigerantes à base de cola).
O ácido fosfórico (acidulante rico em fósforo) “rouba” o cálcio que ingerimos na nossa alimentação, isso acontece porque no nosso organismo cada molécula de cálcio está sempre junta com uma molécula de fósforo. O excesso de fósforo se liga ao cálcio, tanto da alimentação quanto o da reserva (dos ossos) aumentando o risco de osteoporose. Em contrapartida, os sucos naturais são ricos em fibras, antioxidantes, vitaminas, minerais, o que auxilia na destoxificação (“limpeza”) do organismo, no bom funcionamento do intestino e todo o organismo, refletindo na beleza de sua pele, unha, cabelos.
Devemos lembrar que para alcançarmos os benefícios citados, é fundamental o consumo de 3 a 5 porções de frutas por dia in natura ou na forma de suco. Após o preparo do suco, o mesmo deve ser consumido no máximo em 15 minutos para evitar a oxidação de algumas vitaminas.
Eventualmente o suco natural pode ser substituído pelo suco natural industrializado, evitando o néctar (que é mais diluído) e o refresco (que é artificial). Outras opções para substituição são os chás, água de coco e bebidas à base de soja.
Para pessoas que consomem grande quantidade de refrigerantes e não conseguem parar, a diminuição gradual já é um bom começo. O ideal é que não se consuma mais do que dois copos por dia.
Comparação entre o refrigerante e o suco de laranja:
REFRIGERANTES
SUCO DE LARANJA
Estabilizante ET – XXII
Flavorizante F – I
Conservante P – I
Corante C – II
Umectante U – III
Acidulante H – III
Antioxidantes A – I
Gás carbônico
Açúcar ou adoçantes artificiais
Carboidratos
Cálcio
Vitamina A
Vitamina B2
Vitamina B3
Vitamina C
 
 
 
 
 
Duas sugestões saborosas de sucos:
 
Sugestão 1
2 fatias de abacaxi
1 maçã sem sementes
1 pedaço de talo de salsão
Água ou gelo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e consuma após o preparo.
 
Sugestão 2
2 ramos de agrião
2 fatias de abacaxi
½ beterraba pequena crua
1 folha de hortelã
Água

Bata todos os ingredientes no liquidificador e consuma após o preparo.

 

Fonte: Serviço de Nutrição e Dietética
 
Sem votos

Comentários

Junior Moreira

poxa, as vezes eu tomo fanta uva como se estivesse tomando o melhor vinho do mundo heheheh!!! que pena que faz mal!!!