Malefícios dos refrigerantes

imagem de Fabia Nascimento

Fabia Nascimento

São Beranrdo do Campo, SP Nível 1
1 fã 17 pontos 4190 visitas recebidas

Malefícios dos refrigerantes

São Paulo 2/5/2011
 

 
O refrigerante é a bebida mais consumida no mundo. Nota-se com o passar do tempo que as embalagens estão cada vez maiores. Dentro do setor alimentício apresenta o maior volume de vendas.
O consumo freqüente de refrigerante está associado ao risco de cáries dentárias, flatulência (gases), gastrite, osteoporose, diabetes, aumento do peso e das triglicérides sanguíneos.
Possui alta concentração de açúcar, equivalente a nove colheres de chá em um copo. Já as versões light, diet e zero são isentas de açúcar, porém não possuem nenhum nutriente.
O refrigerante é uma bebida rica em acidulantes, reguladores de acidez, corantes, conservantes, emulsificantes, estabilizantes, realçadores de sabor e cafeína (refrigerantes à base de cola).
O ácido fosfórico (acidulante rico em fósforo) “rouba” o cálcio que ingerimos na nossa alimentação, isso acontece porque no nosso organismo cada molécula de cálcio está sempre junta com uma molécula de fósforo. O excesso de fósforo se liga ao cálcio, tanto da alimentação quanto o da reserva (dos ossos) aumentando o risco de osteoporose. Em contrapartida, os sucos naturais são ricos em fibras, antioxidantes, vitaminas, minerais, o que auxilia na destoxificação (“limpeza”) do organismo, no bom funcionamento do intestino e todo o organismo, refletindo na beleza de sua pele, unha, cabelos.
Devemos lembrar que para alcançarmos os benefícios citados, é fundamental o consumo de 3 a 5 porções de frutas por dia in natura ou na forma de suco. Após o preparo do suco, o mesmo deve ser consumido no máximo em 15 minutos para evitar a oxidação de algumas vitaminas.
Eventualmente o suco natural pode ser substituído pelo suco natural industrializado, evitando o néctar (que é mais diluído) e o refresco (que é artificial). Outras opções para substituição são os chás, água de coco e bebidas à base de soja.
Para pessoas que consomem grande quantidade de refrigerantes e não conseguem parar, a diminuição gradual já é um bom começo. O ideal é que não se consuma mais do que dois copos por dia.
Comparação entre o refrigerante e o suco de laranja:
REFRIGERANTES
SUCO DE LARANJA
Estabilizante ET – XXII
Flavorizante F – I
Conservante P – I
Corante C – II
Umectante U – III
Acidulante H – III
Antioxidantes A – I
Gás carbônico
Açúcar ou adoçantes artificiais
Carboidratos
Cálcio
Vitamina A
Vitamina B2
Vitamina B3
Vitamina C
 
 
 
 
 
Duas sugestões saborosas de sucos:
 
Sugestão 1
2 fatias de abacaxi
1 maçã sem sementes
1 pedaço de talo de salsão
Água ou gelo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e consuma após o preparo.
 
Sugestão 2
2 ramos de agrião
2 fatias de abacaxi
½ beterraba pequena crua
1 folha de hortelã
Água

Bata todos os ingredientes no liquidificador e consuma após o preparo.

 

Fonte: Serviço de Nutrição e Dietética
 
Sem votos

Comentários

Junior Moreira

poxa, as vezes eu tomo fanta uva como se estivesse tomando o melhor vinho do mundo heheheh!!! que pena que faz mal!!!

Já faz um bom tempo que não bebo refrigerante, vou continuar sem beber, muito boa essa matéria!!!

Aiii! Eu gosto tanto de refrigerantes.....que pena!