O que é " Linfedema Linfático"

imagem de Gih Ferreira

Gih Ferreira

Nível 4
4 fãs 4.713 pontos 203611 visitas recebidas

O Linfedema é um inchaço de uma parte do corpo, mais comum nas extremidades, devido a uma acumulação do fluido linfático no tecido intersticial.

As artérias transportam o sangue para nutrir as células e os tecidos. Após a troca de nutrientes, o sangue pobre em oxigênio retorna pelas veias. Líquidos e substâncias que as veias não retiram dos tecidos formam a Linfa composta por água, proteínas, gorduras e germes. Então as substâncias são levadas pelos vasos linfáticos aos gânglios, onde realiza a filtração e limpeza, daí são devolvidas à circulação novamente. No entanto, nem sempre essa "limpeza" funciona de forma tão eficiente, ocorrendo uma sobrecarga do sistema linfático que não consegue retirar essas substâncias de certas partes do corpo, propiciando o aparecimento do linfedema. (edema dos vasos linfáticos)

Características do linfedema.

Pode acometer os membros superiores ou inferiores que apresentam:

- Inchaço (edema) na área afetada. - Aumento de Volume - Aumento de Peso - Perda parcial da funcionalidade. - Alteração de estética.

 

O Linfedema Primário .

Pode ocorrer no nascimento, na adolescência ou na idade adulta e é devido a uma deficiência do sistema linfático.

Linfedema Secundário

O Linfedema Secundário pode resultar de uma cirurgia, como é o caso do câncer da mama, remoção de gânglios axilares, tratamentos à base de radiações, quimioterapia e como é óbvio em todos os casos onde houve uma interrupção do sistema linfático.

O Linfedema Secundário pode desenvolver-se logo após a cirurgia, semanas, meses ou até anos mais tarde. Nestas situações a Drenagem Linfática Manual é altamente eficaz porque não só ajuda a reduzir o fluido linfático acumulado no membro afetado, como também encontra percursos colaterais que ajudam a drenar e a reduzir o edema, o que não acontece com outras técnicas de massagem que, devem ser evitadas por se correr o risco de fechar temporariamente os vasos linfáticos na área afetada. A doença linfática se instala devida agressão física, química ou infecciosa e alguns tipos de linfedema são:

O Linfedema pós- traumático ; ocorrem após fraturas, traumas , queimaduras, tatuagens.

Linfedema pós- infecção São decorrentes da destruição do vaso linfático, pelo processo infeccioso da pele e do tecido celular subcutâneo, as tão freqüentes. Cerca de 20% das mulheres que sobreviveram a um câncer da mama desenvolveram linfedema.

 

( http://www.ebah.com.br/o-linfedema-doc-a70557.html  )

Sem votos