Alimentos integrais: você sabe tudo sobre eles?

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Dr. Alexandre Ferreira

Médico | Endocrinologista CRM 108 116 São Paulo, SP Nível 4
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O site Minha Vida propôs um teste sobre "alimentos integrais" a fim de saber se conhecemos seus benefícios. Fizemos o teste e abaixo apresentamos todas as respostas corretas, para que nossos leitores sejam melhor informados:

Alimentos Integrais

Rico em fibras, eles aceleram a dieta e fazem bem à saúde

  1. Um alimento integral é mais saudável que um refinado?
    Sim. O refino pode fazer com que o alimento perca sua propriedade benéfica. "Por isso, os alimentos integrais são melhores, porque preservam todas as estruturas do grão, como proteínas, fibras, vitaminas e minerais antioxidantes", ensina Flávia Morais, do Mundo Verde.
     
  2. São exemplos de alimentos integrais?
    Aveia, trigo e centeio. A aveia é muito utilizada nos cereais em flocos ou em biscoitos. O farelo de aveia tem alto teor de fibras solúveis, que ajudam a baixar os níveis de colesterol no sangue. O trigo integral tem caroços quebrados e torrados que são ricos em proteínas e vitaminas. Já o centeio, contém glúten na composição, por isso, deve ser consumido com cuidado por pessoas que sofrem de intolerância.
     
  3. Para ser considerado integral, o alimento precisa ter casca, fibras e películas?
    Verdadeiro. Os produtos integrais conservam todos os seus componentes originais, incluindo casca, fibras e películas. É isso que faz com que esses alimentos se preservem munidos de vitaminas e fibras.
     
  4. Para quem está de regime, os produtos integrais são os mais indicados, por que?
    Aumentam a saciedade. Os alimentos integrais possuem a mesma quantidade de calorias do que os normais, ou até mais. Apesar disso, são considerados amigos da dieta. "Os integrais são melhores porque causam maior saciedade, o que faz com que a quantidade ingerida seja menor", diz a nutricionista Flávia Morais.
     
  5. Os alimentos integrais são sempre a melhor opção?
    Depende das necessidades de cada um e para que fim o alimento está sendo consumido. "O leite e seus derivados integrais possuem uma quantidade maior de gorduras e, por isso, é melhor optar pelas opções light ou desnatado. Além disso, o excesso de fibras podem trazer problemas para quem não bebe muita água, pois é ela que faz as fibras inchar para ser facilmente eliminadas. Por isso, é bom ficar atenta (o)", ensina a nutricionista Roberta Stella.
     
  6. Pães "rico em fibras" ou "multigrãos" são sinônimos de integral?
    Falso. De acordo com a nutricionista Roberta Stella, um pão que contém fibras ou grãos não são necessariamente alimentos integrais. "As fibras podem ser adicionadas artificialmente a uma massa de farinha refinada, por exemplo. Para ser totalmente integral, o pão deve conter apenas farinha de trigo integral", explica a nutricionista do Dieta e Saúde.
     
  7. O consumo de alimentos integrais deve começar desde cedo? É recomendável que as mães estimulem seus filhos a optarem por esses produtos?
    Verdadeira. Esse tipo de consumo só agrega benefícios aos pequenos. Não há restrições de idade para o consumo de alimentos integrais. A nutricionista do Mundo Verde explica que devemos apenas nos atentar a quantidade de fibras recomendada para cada faixa de idade. "Para adultos, o consumo diário deve ser de 30g. Já para crianças acima de dois anos, o consumo deve ser de 5 a 10g diárias e, acima de 10 anos de idade, de 15 a 20g de fibras por dia."
     

Conhecidos por seu potencial fibroso, os alimentos integrais ajudam a manter em ordem a saúde do organismo e para dar um empurrão à dieta. As fibras estão relacionadas ao bom funcionamento do intestino e à redução de colesterol sanguíneo. Além disso, são capazes de retardar a fome, tornando-se aliadas de quem está controlando o ponteiro da balança?, explica a nutricionista, Roberta Stella. Porém, como para tudo na vida deve haver equilíbrio, recentemente descobriu-se que o consumo de produtos integrais em excesso pode trazer prejuízos à saúde. Isso porque, se as fibras desses alimentos possuem vitaminas e minerais, elas também carregam uma substância chamada fitato, que pode reduzir a absorção de minerais, como zinco, ferro e cálcio. Diante disso, teste seus conhecimentos sobre os alimentos integrais. Um quiz revela qual a melhor maneira de consumir esse tipo de alimento.

Fonte: Minha Vida - por Andressa Basílio

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