Agave: saiba mais sobre esse adoçante natural

imagem de Dr. Alexandre Ferreira

Dr. Alexandre Ferreira

Médico | Endocrinologista CRM 108 116 São Paulo, SP Nível 4
12 fãs 8.253 pontos 1079162 visitas recebidas

Seu sabor neutro é um dos atrativos!

Optar por adoçar bebidas e doces sem usar açúcar está cada vez mais fácil. Adoçantes, dos mais variados tipos, lotam os mercados em todo o mundo. Um novo tipo de adoçante vem caindo, aos poucos, no gosto popular: o agave. Esta planta de origem mexicana tem o poder de adoçar de forma natural vários tipos de alimentos. O extrato de agave é conhecido por ter uma textura mais suave que o mel e um sabor neutro.

De acordo com especialistas, este adoçante natural tem uma concentração de mais de 70% de frutose, o que dá ao xarope de agave um alto poder de adoçar, fazendo com que a quantidade usada seja menor, o que representa um menor consumo de calorias. Na planta há cerca de três calorias por grama.

Ainda segundo especialistas, o agave pode ser usado por diabéticos controlados. Para a American Diabetes Association, a planta aumenta a glicose no sangue mais devagar que os demais adoçantes. O xarope de agave já é comercializado no Brasil e tem o certificado orgânico, já que o cultivo deste tipo de cacto com folhas comestíveis é realizado sem a utilização de substâncias químicas. Nos Estados Unidos, ele é considerado um alimento seguro pela Agência Americana de Controle de Alimentos e Medicamentos (FDA).

Sabor neutro

Para quem não é fã de sucos e frutas, tampouco de adoçantes, o extrato de algave é um forte aliado, já que ele potencializa o sabor. Afinal, o sabor da planta é classificado como neutro, diferentemente dos demais adoçantes.

Fonte:
SuaDieta

IMPORTANTE: Para saber qual adoçante é mais adequado ao seu caso, consulte um nutricionista.

Leia matéria relacionada:

Sem votos

Comentários