Icontinência Urinária

Cerca de 25% das mulheres e 5% dos homens com menos de 65 anos ( e um percentual muito maior de idosos), têm incontinência urinária em algum momento de suas vidas. A eliminação involuntária de urina é embaraçosa e constitui um problema comum em idosos .

Principais estratégias para a prevenção :

Faça todos os dia os exercícios de Kegel, eles fortalecem os músculos do assoalho pélvico, que ajudam a controlar a liberação de urina. Quanto mais fortes estes forem, menor a probabilidade de vazamentos. Na verdade, os exercícios de Kegel são melhores que os medicamentos para tratar a incontinência urinária. São especialmente eficazes em grávidas e homens que se submeteram cirurgia de câncer de próstata.

Os exercícios consistem em contrair os músculos do assoalho pélvico e mante-los contraídos por aproximadamente 10 segundos, é recomendável fazer pelo menos 3 séries de 10 repetições todos os dias.

 Imponha um horário à bexiga, os médicos afirmam que uma das razões da incontinência urinária é que algumas pessoas urinam com muita freqüência, o volume urinário que a bexiga consegue reter diminui e os músculos dão o sinal "banheiro" , mesmo quando a bexiga não está totalmente cheia. Se você costuma ir ao banheiro a cada uma ou duas horas, experiente treinar a bexiga. Numerosos estudos confirmam que esse treinamento, que fortalece os músculos da bexiga, melhora a incontinência urinária, e essa é uma boa razão para se acreditar que também possa evitá-la. Uma das maneiras de treinar a bexiga é começar indo ao banheiro a cada hora, esteja ou não com vontade. No dia seguinte , vá a cada hora e meia. Continue a aumentar o intervalo de tempo entre as idas ao banheiro em 30 min por dia, até chegar algumas horas.

 

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