Aplicando gelo em lesões

A maioria das pessoas sabe ou já ouviu falar que colocar gelo no local da lesão é bom para aliviar a dor, diminuir a inflamação e prevenir edema. O que pouca gente sabe é que existe uma maneira ideal de aplicar o gelo, e eu vou ensiná-la agora. Antes, vamos falar sobre as bolsas de gelo reutilizáveis vendidas em farmácias. Elas são muito utilizadas, mas não são boas, por dois motivos: (1) a temperatura do gel presente nestas bolsas é muito baixa, aparentemente isso é bom para resfriar a área com mais facilidade, mas existe o risco de queimar a pele. (2) O contato com uma superfície mais quente aquece rapidamente a bolsa, que logo se torna ineficaz para resfriar qualquer área do corpo.

A melhor forma para resfriar uma lesão é proteger a área com um papel toalha molhado e colocar em um saco plástico, alguns cubos de gelo envoltos em uma pequena quantidade de água e aplicar sobre o papel toalha. Dessa forma não existe risco de queimadura, pois a camada de água do saco em contato com a pele possui temperatura estável (por volta de 0°). O papel toalha molhado diminui a velocidade e a profundidade de condutância do calor, mantendo o corpo resfriado por mais tempo. Um exemplo disso é que quando alguém precisa se aquecer após tomar chuva, é necessário retirar as roupas molhadas. Não aplique o gelo direto sobre o papel toalha, pois se ele congelar perderá este efeito. Devido à grande eficiência deste método, não é necessário manter o gelo no local por 15 a 20 minutos como recomendado para as bolsas de gel, bastam 7 minutos para que o resfriamento seja efetivo. É claro que você pode manter por mais tempo (12 a 15 minutos), pois não há risco de queimadura. Aplique o gelo pelo menos 3 vezes ao dia (manhã, tarde e noite). Essa é a forma mais barata e eficaz de acelerar o tempo de recuperação de uma lesão de pele ou músculo-esquelética. Atenção: se você apresenta qualquer reação negativa ao gelo (urticária, Fenômeno de Raynald, etc) procure um médico antes de realizar este processo.

Sem votos

Comentários

Registrar-se!

Fenômeno de Raynaud é uma condição que afeta o fluxo sanguíneo nas extremidades do corpo humano (mãos, pés, dedos, nariz, lóbulos das orelhas) quando submetidos ao frio, podendo haver necrose nestas regiões.