Dor ciática e a síndrome do músculo piriforme

A síndrome do piriforme se refere à inflamação do nervo ciático, quando o músculo piriforme bloqueia sua passagem. 

O músculo piriforme, localizado na região profunda da nádega em médio glúteo, em rotação externa da coxa e o nervo ciático, que sai da coluna e vai até as pernas, passa dentro deste músculo.
 
Como ocorre?

Caso o músculo piriforme esteja prendendo (pinçando), (sem passagem de nutrientes e sangue) o nervo ciático irá latejar e a dor se instalar, provocando assim, uma proteção automática do nosso organismo pelos anticorpos que nesta altura é benéfica ao organismo mas, protegendo o nervo com uma capa amarela (inflamação) mas, com o tempo, esta inflamação prejudica a passagem destes nutrientes e as células nervosas, causando fortes e agudas dores na lateral de uma só perna, passando para outra em pouco tempo se não tratada e posteriormente, na sola dos pés.

Quais os sintomas?
 
O nervo ciático tem inicio na saída do quadril, mas ele percorre toda a coluna saíndo de tras da cabeça, do osso occipital e ele pode ficar pinçado (prendendo) uma vértebra em coluna toracica ou a mesma pode estar rodadaem lombar (fora da posição natural) ou em subluxação nesta região, como por exemplo uma hérnia de disco, (vazamento do licor) ou uma espondilolise (escorregamento da vértebra). Diagnosticado em radiografia ou outros exames solicitados pelo seu ortopedista de confiança. 

A dor é instalada na região profunda da nádega, em queimação e que normalmente desce até a perna. Ela pode aumentar quando a coxa é movimentada para fora, por exemplo, quando a pessoa está sentada e cruza as pernas. Quando dirige por longas distâncias e quando permanece sentada por muito tempo em cadeira dura ou desconfortável. 

A intensidade e o tempo em que as dores acontecem também é importante para o Massoterapeuta avaliar e passar um plano de tratamento que acontece logo na primeira sessão após preencher a ficha do paciente.

O Quiropraxista examinará as costas e verificará se o nervo ciático está irritado na região. Ele examinará também quadril e pernas e os moverá para descobrir se existe mobilidade presa dos movimentos.

Como é realizado o tratamento? 

Em alguns casos utizo crioterapia sobre a área por 10 minutos, por 3 a 6 sessões ou até que a dor desapareça. 

Massoterapia e ajustes de quadril na posição antálgica do paciente com fortalecimento dos músculos estabilidadores da coluna.
 
Em trabalho multidisciplinar com o médico de confiança do paciente pode prescrever medicamentos antiinflamatórios ou relaxantes musculares.
 
Repouso a manutenção periódica semanal, quinzenal, mensal e futuramente soemnte uma manutenção anual.
 
Importante frisar que o tratamento da Massoterapia não usa medicamentos, somente a técnica manipulativa com as mãos em uma maca própria para o atendimento.

Obs: A síndrome do músculo piriforme (nervo ciático inflamado) também pode estar associada a caminhadas em subidas e descidas realizadas com frequência.
 
Muitos de meus pacientes são entre eles motoristas, pessoas que ficam sentadas por muito tempo em um escritório ou trabalhando em condições desfavoráveis de ergonomia.

Atenciosamente,
 
CURSO DE MASSAGEM TERAPÊUTICA COM PROFESSOR RODRIGO NORA 12 HS/AULA NO HOTEL EMACITE MAFRA-SC PRAÇA HERCÍLIO LUZ INVESTIMENTO: 50,00 INSCRIÇÃO E R$ 244.50 POR MÓDULO DE 12HS/AULA FINAL DE SEMANA. CERTIFICADO NO FINAL DO CURSO DE MASSOTERAPIA PELA ESCOLA INTERAGE CANOINHAS-SC

CURSO DE DRENAGEM LINFÁTICA MÉTODO VODDER EM PORTO UNIÃO 12HS/AULA POR FINAL DE SEMANA AO LADO DA UNC NA ACIPU  INSCRIÇÕES: JORNAL DIÁRIO DE RIO MAFRA COM CAMILA NA INTERAGE CANOINHAS COM PROF. RODRIGO NA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE PORTO UNIÃO COM MARIANE A TARDE OU SÉRGIO A NOITE E NO JORNAL O COMÉRCIO COM PAULA.
 
Rodrigo Nora
Diretor Interage Ensino e Cursos Profissionalizantes na Área da Saúde
Canoinhas - Mafra e Porto União-SC
www.interagecursos.ning.com

 

Sem votos

Comentários