O QUE SÃO ENTORSES?

Entorses são lesões, comuns , porém sempre deve-se dar atenção a elas, pois uma entorse sub diagnosticada ou ainda mais grave sub tratada, pode se tornar um grande incômodo, para o paciente durante um longo período.

Elas podem ser definidas como lesões articulares, pois atingem as articulações de forma quase sempre brusca, portanto de forma traumática, decorrentes de movimentos articulares inadequados, onde o mecanismo mais comum é o exagero da amplitude de uma determinada articulação.

Exemplo bem conhecido é o movimento de dorsiflexão do tornozelo, visto que a articulação do tornozelo é responsável por este movimento dos pés, se for executado de forma acentuada, dizemos que uma torção por dorsiflexão ocorreu no tornozelo,logo , a articulação é afetada em seus movimentos de forma a impedir que eles sejam executados de forma normal.

A consequência é a dor local, edema , vermelhidão, dificuldade ao caminhar, ( e não se aconselha a caminhar antes de um diagnóstico feito por um profissional competente!!), devido ao mecanismo mecânico, que acabou forçando a articulação a executar um movimento fora de sua amplitude fisiológica.

Este mecanismo acaba por afetar os LIGAMENTOS,que são estruturas com capacidade elástica bem acentuada, e formam entre outras estruturas anatômicas, AS ARTICULAÇÕES, então pode-se dizer que LIGAMENTOS SÃO COMPONENTES DAS ARTICULAÇÕES.

Os ligamentos portanto, são  as estruturas anatômicas afetadas nos mecanismos de ENTORSES, porém podemos classificar o grau de comprometimento ligamentar em 3 tipos, dependendo da força exercida sobre eles e da resistência do organismo aos impactos físicos, visto que uma pessoa que possui uma musculatura mais desenvolvida na região afetada tem maiores chances de sofrer lesões ligamentares menos acentuadas.

QUANTO AOS TRÊS TIPOS, NO PRÓXIMO ARTIGO SERÃO ABORDADOS, SABEMOS  QUE A CLASSIFICAÇÃO IRÁ DETERMINAR A CONDUTA TERAPÊUTICA ADOTADA E REPITO, SÃO LESÕES QUE DEVEM SER TRATADAS COM PROFISSIONAIS COMPETENTES,NÃO SE ILUDA QUE TAIS LESÕES SÃO COMUNS E PORTANTO NÃO MERECEM ATENÇÃO,SE NÃO HOUVER SINAIS DE MELHORA, NÃO HESITE EM CONSULTAR ESPECIALISTAS, TENHA SEMPRE A CERTEZA DE UM DIAGNÓSTICO CORRETO,QUE IRÁ LEVAR A UM TRATAMENTO ADEQUADO- CUIDE-SE!!!!

Sem votos