Pepino e suas Propriedades nutricionais

 
O pepino é predominantemente formado por água. A água do pepino ajuda no controle da temperatura do corpo e nos processos orgânicos, oferecendo nutrientes para as células e eliminando delas suas impurezas.
  Ele possui muita fibra e é importante para o sistema digestivo. Esta hortaliça é um poderoso tônico para o fígado e rins, além de dar força aos cabelos e unhas — graças ao alto teor de sílica e flúor.
O pepino é alcalinizante, calmante, refrescante, emoliente, laxante, estimulante e mineralizante.
Além disso, o pepino é um diurético natural e de grande ajuda na dissolução de cálculos renais. Ele é rico em potássio, que proporciona flexibilidade aos músculos e dá elasticidade às células que compõem pele. Isso resulta em rejuvenescimento da epiderme, especialmente a do rosto.
Sumo/Suco de Pepino
O sumo/suco de pepino é utilizado para inflamações do tubo digestivo e da bexiga. Ele tem também ação purificante e serve para eliminar a gordura da pele. O suco de pepino é conhecido por ser um ótimo diurético. Ele auxilia nos casos de pressão arterial, nas enfermidades dos dentes e das gengivas. Além disso, poder ser utilizado como cosmético para o rosto e no couro cabeludo para combater a caspa.
Hortaliça amiga dos regimes hipo-calóricos, as suas escassas 15 calorias por 100g e os 96% de água fazem dele uma opção muito fresca e agradável.
Em saladas, às rodelas, picado miudinho, sozinho, com ervas ou combinado com tomate, alface, pimento, endívias, … o que não faltam são opções.
Na hora das compras devem escolher-se firmes ao tacto, direitos e com cor verde intensa. Um teste final – pressionar a extremidade – se ceder é porque já foi colhido há tempo demais.
 
 
Valor Nutricional  em cada 100 gramas de pepino com casca (Cucumis sativus):
 
 Água (%) 96
Calorias 17,86
Proteína (g) Traços
Gordura (g) Traços
Ácido Graxo Saturado (g) Traços
Ácido Graxo Monoinsaturado (g) Traços
§  Ácido Graxo Poliinsaturado (g) Traços
§  Colesterol (mg) 0
§  Carboidrato (g) 3,57
§  Cálcio (mg) 14,29
      Fósforo (mg) 17,86
      Ferro (mg) 0,36
      Potássio (mg) 150
      Sódio (mg) 3,57
      Vitamina A (UI) 35,71
      Vitamina A (Retinol Equivalente) 3,57
      Tiamina (mg) 0,04
      Riboflavina (mg) 0,04
      Niacina (mg) 0,36
       Ácido Ascórbico (mg) 3,58
 
Fonte: Internet
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Comentários

Dr. José Hamilton Vargas

Uau!

Vou incluir sempre nas minhas saladas!

Se eu retirar a casca (devido a agrotoxicos) será que perco muita fibra?

Abraços e parabéns

Obrigada pelo teu comentário em meu poster.
Sim, pois as fibras encontram-se em maior quantidade nas cascas. Podes fazer a sanitização dos legumes, hortaliças e frutas com os cuidados básicos de higiene a seguir:
- Lavar sob água corrente potável, um a um, empregando força mecânica, com a mão ou esponja ou escovinha de uso exclusivo.
- Para as verduras, legumes e frutas que forem ser comidas cruas, após a lavagem, é muito importante colocar de molho em solução com Hipoclorito de Sódio, seguindo a diluição recomendada pelo fabricante (normalmente 10 gotas para 01 litro de água) e deixar por 15 a 20 minutos.
Esses cuidados eliminam as impureza e/ou reduzem muito a sua concentração nos legumes, hortaliças e frutas, evitando assim contaminações ao ingeri-las cruas.
Fica sempre com Deus.
Abraços

Renato França Nutricionista Esportivo e funcional

Muito bom Silvelita! O pepino é bom para ser incluído em sucos por não alterar tanto o sabor. Essa é uma boa forma de aumentar bem sua ingestão.

Oi Silvelita,
eu ja amava pepinos agora então , depois de ver tantas qualidades , será mais consumido com certeza.E o o uso até no vinagrete para acompanhar assados e churrascos.
Obrigada e se possivel , gostaria que me indicasse quais alimentos contém manganês e selenio.Muitíssimo obrigada.Bjs.

Olá Odete
Sim é bom incluir o pepino na nossa alimentação diária, só no faz bem, desde que não tenhamos nenhuma intolerância a essa hortaliça.
Segue o que pedes-me.
Os alimentos ricos em magnésio são : as castanhas, soja, leite, peixes, verduras, cereais integrais e pão
Em selênio - Castanha do pará, caju, nozes, frutos do mar,algumas verduras verdes, fígado, carne e aves são os alimentos mais ricos em selênio.
Paz e Bem
Bjs

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Ótimo, adorei saber. já gosto de pepino, agora então ... estou verdadeiramente certa de consumi-lo muito mais. valeu. abraço.

Olá Danielle
Então, já vinha fazendo o que é certo, agora é continuar a consumi-lo na tua alimentação´.
Abraços