Metabolismo e Taxa de Metabolismo Basal

 


 
Muitas pessoas ouvem falar em cálculos de taxas metabólicas e metabolismo, mas na realidade não compreendem bem o significado desses termos técnicos utilizados pelos profissionais de diversas área da saúde (médicos, nutricionistas, enfermeiros, etc.) Por isso, resolvi postar a definição e significado de ambos os termos.
Metabolismo (do grego metabolismos, μεταβολισμός, que significa "mudança", troca) é o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. O termo "metabolismo celular" é usado em referência ao conjunto de todas as reacções químicas que ocorrem nas células. Estas reacções são responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula e constituem a base da vida, permitindo o crescimento e reprodução das células, mantendo as suas estruturas e adequando respostas aos seus ambientes.
As reacções químicas do metabolismo estão organizadas em vias metabólicas, que são sequências de reacções em que o produto de uma reacção é utilizado como reagente na reacção seguinte. Diferentes enzimas catalisam diferentes passos de vias metabólicas, agindo de forma concentrada de modo a não interromper o fluxo nessas vias. As enzimas são vitais para o metabolismo porque permitem a realização de reacções desejáveis mas termodinamicamente desfavoráveis, ao acoplá-las a reacções mais favoráveis. As enzimas regulam as vias metabólicas em resposta a mudanças no ambiente celular ou a sinais de outras células.
O metabolismo é normalmente dividido em dois grupos: anabolismo e catabolismo. Reacções anabólicas, ou reacções de síntese, são reacções químicas que produzem nova matéria orgânica nos seres vivos. Sintetizam-se novos compostos (moléculas mais complexas) a partir de moléculas simples (com consumo de ATP). Reacções catabólicas, ou reacções de decomposição/degradação, são reacções químicas que produzem grandes quantidades de energia livre (sob a forma de ATP) a partir da decomposição ou degradação de moléculas mais complexas (matéria orgânica). Quando o catabolismo supera em atividade o anabolismo, o organismo perde peso, o que acontece em períodos de jejum ou doença; mas se o anabolismo superar o catabolismo, o organismo cresce ou ganha peso. Se ambos os processos estão em equilíbrio, o organismo encontra-se em equilíbrio dinâmico ou homeostase. Wikipédia
A taxa metabólica basal ou metabolismo basal é a quantidade de energia ou caloria que o corpo precisa, durante o repouso para manter o funcionamento normal de todo o organismo. 
 
O cálculo do metabolismo basal deve ser feito após repouso, através de medidas antropométricas, de equações de predição e tabelas de valores comparativos a serem utilizadas pelo profissional especialista responsável pela avaliação física e nutricional. 
A Internet oferece diversas ferramentas com a finalidade de se calcular a taxa de metabolismo basal, porém, o importante não se reduz só aos cálculos, e, sim a  interpretação correcta dos resultados obtidos.
Sem votos