Acupuntura para depressão e ansiedade

Ansiedade e depressão são as doenças que, literalmente, tornaram-se parte integrante de nossas vidas. Para as pessoas que sofrem de depressão e de ansiedade sua vida é um fardo. Sua mente está cheia de medos e de pensamentos negativos. São incapazes de lidar com o stress ou de se concentrar em qualquer trabalho devido à falta de interesse, e algumas pessoas ainda mostram tendências suicidas.

No entanto, um raio de esperança surgiu para essas pessoas na forma de acupuntura, que pode ajudar a lidar com doenças mentais de forma eficaz.

A Acupuntura que vem sendo praticada por mais de 2000 anos na China, é uma forma de tratar diversas doenças.

Este tratamento é baseia-se na teoria que diz que todos os seres vivos possuem energia vital (chi) que flui de maneira uniforme pelo corpo, através dos canais de energia (meridianos).

No entanto, quando há uma perturbação no fluxo energético, ela pode desencadear uma série de problemas físicos e mentais.

A acupuntura trata tentando harmonizar a circulação da energia no corpo para eliminar as doenças.

As agulhas nos pontos específicos estimulam o fluxo livre de "chi" que por sua vez reduz os sintomas de ansiedade e depressão.

Acredite ou não, existem mais de 2000 pontos de acupuntura, mas aqueles localizados no tórax, couro cabeludo e do pulso são considerados pontos de acupuntura para a depressão.


Acupuntura para a depressão:


A fim de determinar se a acupuntura é eficaz no tratamento dos transtornos da depressão, cerca de 150 pacientes foram divididos em 3 grupos.

Um grupo recebeu tratamento especificamente para tratar a depressão.

O segundo grupo tratado com acupuntura geral, que não necessariamente tinha como sintomas a depressão, enquanto o último grupo não recebeu tratamento.

Após um período de 8 semanas, o primeiro grupo que experimentou o tratamento de acupuntura específica para a depressão, mostrou uma melhora considerável na saúde mental, em comparação com aqueles que receberam a acupuntura não específica.

Isto indica claramente que o uso da acupuntura auxilia a diiminuir os sintomas da depressão.

Acupuntura para ansiedade
A acupuntura é um poderoso remédio para aliviar a ansiedade.

A sensação de ansiedade antes de uma entrevista ou antes de um exame importante é óbvia.

No entanto, preocupar-se desnecessariamente o tempo todo é um sintoma doe transtorno de ansiedade que pode ser tratado com acupuntura.

Os ataques de pânico ou transtorno de ansiedade generalizada pode amenizado usando técnicas de acupuntura.

Retirado do site: http://www.buzzle.com/articles

Tradução de Mirhyam Conde Canto

Average: 3.9 (13 votes)

Comentários

Dr. José Roberto Tavares Lima - biomédico acupunturista

Olá Dra. Mirhyam . . .
Belíssima abordagem! Parabéns!
As pessoas que sofrem de depressão e ansiedade deveriam procurar técnicas alternativas (além das medicamentosas), para melhorarem o quadro. Vejo em meu consultório jovens ansiosos e depressivos, dependentes de medicamentos tarjados pela ANVISA como de prescrição exclusiva da área médica, que nunca precisariam de medicamentos na verdade, se tivessem ao seu alcance um profissional competente e que não lançasse mão apenas dos remédios controlados, orientando para um tratamento complementar com acupuntura, fitoterapia, massoterapia, etc.
Um forte abraço. Dr. José Roberto Tavares Lima