Você sabe adoçar a sua saúde?

Lendo a revista Viva Mais desta semana, achei uma matéria super interessante sobre açúcares...espero que gostem!!!

Conheça os tipos de açúcar e adoçantes

Você sabe adoçar a sua saúde?

VIVA! Investigou as propriedades de sete tipos de açúcar e de adoçantes. Veja os prós e contras de cada um e faça a sua escolha!

AÇÚCAR BRANCO

Calorias/ Grama 4.
O QUE É? Extraído da cana, trata-se da forma mais refinada de carboidrato.

PRÓS Não há! O açúcar não possui nenhuma propriedade nutricional, somente calorias.

CONTRAS Estimula em excesso a produção de insulina - hormônio que controla a quantidade de açúcar no sangue. "Assim, o indivíduo ficará com mais vontade de comer, especialmente doces", explica o vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), José Alves Lara Neto. O produto deve ser evitado por diabéticos.

INDICAÇÃO DE CONSUMO MÁXIMO DIÁRIO 60g.

SUCRALOSE adoçante

CALORIAS/GRAMA 0.
PODER ADOÇANTE 600 vezes mais doce do que o açúcar.
O QUE É? Derivado de açúcar produzido em laboratório.
PRÓS Não tem
CONTRAS "Inexistem estudos sobre os efeitos da sucralose", diz a nutróloga Regina Mestre.
INDICAÇÃO DE CONSUMO MÁXIMO DIÁRIO Indefinido.

SACARINA - adoçante

CALORIAS/ GRAMAS 0.
PODER ADOÇANTE 300 vezes mais doce que o açúcar.
O QUE É? Primeiro adoçante já produzido, trata-se de um sintético químico descoberto a partir de derivados de alcatrão.
PRÓS Não tem calorias
CONTRAS "Como tem um tipo de sal como base, o consumo deve ser evitado por quem tem retenção de líquidos ou sofre de pressão alta", diz a nutricionista Marinês Silveira.
INDICAÇÃO DE CONSUMO MÁXIMO DIÁRIO 3,5mg/kg.**

AÇÚCAR MASCAVO
CALORIAS/GRAMA 4.
PODER ADOÇANTE 2 vezes menos doce do que o açúcar.
O QUE É? Obtido por meio de caldo de cana-de-açúcar recém extraído.
PRÓS Como não passa por tantos processos de refinamento, preserva, em pequenas quantidades, alguns minerais como ferro, cálcio e magnésio, assim como vitaminas do complexo B.
CONTRAS Idem ao açúcar branco.
INDICAÇÃO DE CONSUMO MÁXIMO DIÁRIO 60g.

ASPARTAME -adoçante

CALORIAS/GRAMA 0.
PODER ADOÇANTE 60 vezes mais doce do que açúcar.
O QUE É? Feito em laboratório é derivado dos aminoácidos fenialanina e ácido aspártico.
PRÓS Não tem calorias.
CONTRAS Intolerantes à fenilalanina não podem consumir, pois não produzem quantidades suficiente da enzima para quebrá-la.
INDICAÇÃO DE CONSUMO MÁXIMO DIÁRIO 40mg/kg.**

STEVIA - adoçante

CALORIAS/GRAMAS 0.
PODER ADOÇANTE 300 vezes mais doce do que açúcar.
O QUE É? Alimento extraído de uma folha de mesmo nome.
PRÓS Não tem calorias
CONTRAS Como suas moléculas têm alto poder de ruptura, ao ser aquecido perde a capacidade adoçante. Em grande quanitdade, deixa sabor amargo.
INDICAÇÃO DE CONSUMO MÁXIMO DIÁRIO Indefinido.

MEL

CALORIAS/GRAMA 4*.
PODER ADOÇANTE 2 vezers mais doce do que o açúcar.
O QUE É? Alimento produzido por abelhas a partir do néctar das flores.
PRÓS Alguns tipos têm vitaminas C, B1 E B3.
CONTRAS Não é indicado para diabéticos (eleva o índice glicêmico) e crianças de até dois anos (não tem o sistema imunológico formado e podem sofrer infecção no trato digestivo).
INDICAÇÃO DE CONSUMO MÁXIMO DIÁRIO 60g.

*** CUIDADO!
O mel deve ser pasteurizado a fim de eliminar bactérias qu podem ser prejudiciais ao organismo.

CONSUMO

Mel, açúcares e adoçantes: todos eles são pobres nutricionalmente e não trazem qualquer benefício para a nossa saúde. Se for impossível resistir, consuma-os em baixa dosagem! "O ideal é intercalar o uso de todos eles", sugere Lara. Ingerindo em pequenas quantidades, nenhum desses sete tipos prejudicará a sua saúde.
 

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