* Como gastar calorias?

 


 
 
Se você deseja emagrecer, aprenda como funciona o seu corpo! Consuma menos calorias e gaste mais!
 
Menos gordura e mais músculos!
 
 
Quer saber como gastar mais calorias?
 
 
Em nosso país apenas 30% das pessoas praticam atividade física com regularidade, é muito pouco analisando os benefícios obtidos com a prática regular, podendo elevar 5 anos a expectativa de vida de uma indivíduo normal, e perdendo 7 anos de vida aquele indivíduo que encontra-se obeso. Mas como aproveitar o máxima dos exercícios quando o objetvo é emagrecer?
 
 
A palavra chave é ECOPE (excesso de consumo de oxigênio pós exercício) ou EPOC em ingês (excess post-exercise oxigen consumption). O Colégio Americano de Medicina Esportiva recomendou o aumento da prática de exercícios de 30 minutos para 60 minutos no mínimo, em intensidade moderada para elevada (60 a 90%) todos os dias quando o objetivo é manter ou perder peso. Mas porque esse aumento tão drástico?
 
Após a execução de uma sessão de exercícios, aeróbio ou contra-resistência (musculação), a taxa metabólica permanece elevada em relação aos valores de repouso, para que o organismo retorne ao seu estado de equilíbrio. Esse momento, denominado por Gaesser e Brooks como EPOC (excesso de oxigênio consumido pós-exercício), caracteriza-se pelo consumo de oxigênio aumentado em relação ao período pré-exercício.
 
Quando fazemos atividades nessa faixa de intensidade o stress imposto ao organismo faz com que ele aumente seu consumo de oxigênio para se recuperar, por isso é que gastamos mais calorias. A cada litro de oxigênio consumido gastamos 5kcal e quanto maior o esforço maior o gasto. O ECOPE pode durar até 48 horas após o exercício se esse esforço elevado ou se o trabalho for de caráter muscular moderado/intenso, e com isso aumentar o seu gasto em mais 15% no repouso, ou seja, parado você continua a gastar calorias.
 
O principal substrato energético utilizado nesse momento são os lipídeos.
 
 
Hoje em dia instituições com American Heart Association recomendam exercícios que utilizem os maiores grupos musculares, para manter uma quantidade de força, endurance e massa muscular. Isso porque os exercícios com pesos (musculação) aumentam o gasto de energia no repouso, pelo aumento da massa muscular.
 
 
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