Sobre o hábito de ranger os dentes

 

O estresse, acredita-se, é a principal causa para as pessoas rangerem e trincarem os dentes.
Há uma pequena porcentagem dos casos em que os hábitos do sono são os responsáveis. E as razões pelas quais as crianças rangem os dentes ainda não estão claras.
Caso o bruxismo, hábito de ranger e trincar os dentes,desgastar o esmalte,  pode levar a dentes sensíveis e cáries, além de causar danos a tratamentos odontológicos existentes. Por último, ranger os dentes sobrecarrega os músculos e articulações têmporo-mandibulares. Com o passar do tempo pode danificar a articulação da mandíbula a tal ponto que cause osteoartrite e perda óssea no periodonto.
Acredita-se que esse hábito é hereditário. E também é relacionado ao sexo: o número de mulheres com esse problema é três vezes maior do que o número de homens. O bruxismo é mais comum nas pessoas entre 20 e 40 anos de idade.
Ironicamente, a pessoa que range os dentes regularmente pode ter menos danos do que quem range de vez em quando, mais ou menos como no caso do atleta de final de semana que não está preparado para atividades intensas. Quem range regularmente pode desgastar os dentes, mas seus músculos ficam mais fortes com o hábito.
Trincar os dentes pode fazer mais mal do que ranger, já que, embora sua mandíbula seja projetada para mastigar, ela não foi projetada para trincar. Como resultado, pode ocorrer deterioração da articulação.
Pessoas que rangem os dentes costumam estar cientes do seu hábito. Eles acordam com o maxilar rígido ou cansado, ou o parceiro ouve os sons durante a noite. Quem trinca os dentes, por outro lado, pode não ter a mínima idéia do problema. Algumas pessoas passam o dia com os dentes trincados e nem percebem (embora achem que têm uma dor no maxilar que aumenta no decorrer do dia.)

Dicas para quem range os dentes


Use uma proteção noturna - seu dentista pode fazer um aparelho de plástico ou acrílico para você usar à noite. Tal aparelho, vai redistribuir as forças do movimento e impedir que seus dentes se desgastem.

Fique de boca fechada, mas deixe os dentes separados - seus dentes devem se tocar somente ao mastigar ou engolir. Solte o maxilar e sinta os músculos relaxarem, e então tente manter essa sensação.

Tome um banho quente antes de ir para a cama -
 o calor da água pode relaxar os músculos do maxilar temporariamente.

O calor da água pode relaxar os músculos do maxilar temporariamente
Pratique exercícios - uma caminhada ou outro exercício leve pode ajudar a aliviar um pouco da tensão e do estresse que está causando o bruxismo.

Lembre a si mesmo - se você trinca os dentes durante o dia, pense em maneiras para se lembrar de não fazer isso. Por exemplo, coloque um ponto vermelho no telefone, adesivos no seu relógio de pulso ou mesmo um barbante no dedo para lembrar de manter o maxilar relaxado.

Alivie o estresse - o estresse é uma das coisas que mais contribuem para o bruxismo, então, se você conseguir reduzir o estresse, provavelmente vai reduzir o bruxismo também.

Aprenda maneiras para lidar com o estresse - consulte um psicólogo ou psiquiatra. Faça um curso sobre positividade. Pratique técnicas como relaxamento progressivo ou mentalização guiada ou auto-hipnose. Ouça fitas de relaxamento. Em outras palavras, encontre algo que lhe ajude a conviver melhor com o estresse presente em sua vida.

Aplique calor - um calor úmido é o melhor. O método mais simples para isso: coloque uma toalha de rosto na água quente, torça-a e segure sobre o seu maxilar. Também é possível usar uma almofada elétrica, mas o calor com umidade tem uma melhor penetração.

Massagem - funciona com o resto do seu corpo, então experimente massagear suavemente os músculos do face.

Dê um descanso aos músculos do seu maxilar - diminua a quantidade de bifes, pães com casca dura, pipoca, chiclete e outros alimentos que dão trabalho para a nossa mandíbula, especialmente quando estiver sentindo muito desconforto.

Sem votos

Comentários

Dr. José Hamilton Vargas

Parabéns pelo post!

Ranger os dentes ou bruxismo é uma queixa comum em meu consutório... muito pacientes com ansiedade apresentam este sintoma.

Estas dicas vão ajudar muito!

O ideal é o seu irmão fazer uma avaliação com um dentista. Crianças com a dentição decídua (dentes de leite) costumam ranger os dentes. Existem aparelhos que usados durante a noite evitam o desgaste dentário. A indicação de qualquer tratamento somente poderá ser realizada após detalhada avaliação.