Catarro

Descubra o que seu catarro significa e o que você pode fazer para melhorar.

CatarroCatarro é o nome popular para o muco produzido naturalmente pelo sistema respiratório. O catarro é constituído de água, polissacarídeos, proteínas e restos celulares. A função do catarro é revestir, filtrar e proteger as vias aéreas.

O catarro é produzido pelas células mucosas que revestem todo trato respiratório. Suas características mudam de acordo com as condições enfrentadas pelo organismo.

Inflamações aumentam a quantidade de catarro, que permanece com suas características normais, exceto pelo excesso (sinusites, rinites, etc). Infecções virais também possuem catarro semelhante a inflamação mas podem tornar-se mais branco e espesso.

Infecções por bactérias causam mortes celular e formação de pus, por isto o catarro torna-se amarelado ou esverdeado, e também mais espesso.

O tratamento do catarro depende de sua causa. De maneira geral, pode-se considerar o catarro um aliado na defesa do corpo.

A tabela abaixo mostra os diferentes tipos de catarro, seu significado provável e as medidas necessárias.

Catarro
Cor
Consistência Odor Comentário
Claro   Fino Nenhum Normal. Se excessivo, possibilidade de quadros alergicos ou virais.
Claro   Grosso Nenhum Normal. Se excessivo, possibilidade de quadros alergicos ou virais.
Branco Fino Nenhum Normal. Se excessivo, possibilidade de quadros alergicos ou virais.
Branco Grosso Nenhum Primeiro sinal de problema. Pode ser desidratação. Ingestão de líquidos.
Amarelado Grosso Nenhum ou leve Infecção respiratória superior (rinites, sinusites, laringites), geralmente viral ou início de infecção bacteriana. Ingestão de líquidos e repouso são recomendados. Se sintomas persistirem por mais de 07 dias ou piorarem rapidamente, avaliação médica torna-se necessária.
Amarelado a esverdeado Grosso Leve Infecção, geralmente bacteriana. Avaliação médica necessária.
Amarelo escuro Grosso Moderado Infecção mais grave, geralmente de origem pulmonar e brônquica (pneumonia). Avaliação médica necessária.
Cor de café Grosso Moderado Infecção grave de pulmões e brônquios com sangramento ou gangrene.
Rajas de sangue.     Infecção brônquica ou trato superior, na qual a tosse persistente feriu a mucosa. Avaliação médica necessária se persistir.
Sangue volumoso.     Infecção pulmonar ou brônquica com lesão. Avaliação médica necessária.

 

Average: 3.9 (178 votes)