Primeira relação sexual

As dúvidas mais frequentes quanto à primeira vez.

Sexo primeira vezA primeira vez quando se trata de sexo continua sendo um tema permeado por temores, ansiedade e dúvidas. Para ajudar a esclarecer as principais questões sobre este momento especial, o Banco de Saúde responde as perguntas mais freqüentes.

Toda mulher sangra na primeira relação sexual?

Não. Isso é apenas um mito. Algumas mulheres sangram, outras não sangram. Umas não sangram na primeira vez, mas vão sangrar na segunda ou na terceira. Outras só sangram muitas relações depois. E outras ainda não sangram nunca.

A causa do sangramento na primeira relação sexual é uma pequena pele na entrada da vagina chamada hímen. Em boa parte das mulheres, essa barreira se rompe na primeira relação sexual.

O hímen varia tanto em termos de formato quanto em termos de elasticidade. Existem aqueles que são como uma borda, com uma passagem no meio. E existem outros que são como uma redinha, cheia de pequenos buraquinhos. Alguns são espessos e doem quando são rompidos. Outros são fininhos e a mulher não sente nada.

A elasticidade também é um fator importante. Hímens pouco elásticos costumam romper logo na primeira relação. Hímens mais elásticos, chamados de complacentes, permitem a passagem do pênis só vão romper depois de muitas relações.

No consultório médico, é possível ter uma avaliação do tipo de hímen da menina sem que seja necessário qualquer exame interno. Mais um motivo para visitar o ginecologista antes da primeira relação sexual.

Como se preparar para primeira vez?

Para evitar maiores desconfortos, é importante estar relaxada. A vagina é um músculo que, como qualquer outro, se contrai durante momentos de estresse. Por isso, a primeira vez só deve ocorrer quando a mulher estiver muito segura e tranqüila. E, sempre, com camisinha.

Os especialistas em saúde da mulher recomendam que todas elas consultem o ginecologista antes da primeira relação sexual.

É possível engravidar na primeira vez?

Sim, é possível. Sexo sem anticoncepcional e sem camisinha pode engravidar, mesmo que você seja virgem.

Aliás, se você for virgem, o risco de engravidar pode até ser maior. Isto acontetece porque quando a mulher está ovulando, ela sente um desejo sexual maior. Muitas meninas têm a sua primeira relação exatamente quando estão ovulando. Isso por que o hormônio estrogênio atinge seu auge e aumenta a libido.

Quem quer iniciar a vida sexual precisa consultar um ginecologista. Só o médico vai saber indicar qual a melhor forma de contracepção para cada mulher.
 

Sem votos