O consumo regular do leite achocolatado rico em flavonóides pode reduzir inflamações, fazendo com que a arteriosclerose tenha desenvolvimento desacelerado.
Cientistas espanhóis realizaram um estudo com 47 voluntários com idade igual ou maior de 55 anos, que possuíam risco de doenças cardíacas.
Os voluntários foram divididos em dois grupos. Uma metade recebeu sachês de 20g de pó de cacau para beber com leite desnatado, duas vezes ao dia. A outra metade tomou leite desnatado puro. Um mês depois, as bebidas foram invertidas.
Exames de sangue mostraram que, os participantes que tomaram leite com cacau duas vezes ao dia durante quatro semanas apresentavam níveis mais baixos em indicadores bioquímicos de inflamação, embora alguns outros tenham permanecido iguais.
Depois de concluir a dieta com o leite achocolatado, os exames também mostraram grande melhora no nível de colesterol bom, HDL.
Segundo o Dr. Ramon Estruch, da Universidade de Barcelona, autor do estudo, o fato da arteriosclerose ser uma doença inflamatória das artérias de baixo grau, faz com que o consumo regular de cacau parece prevenir ou reduzi-la.
Para ele, serão necessários mais estudos para a comprovação dos fatos.
The New York Times