Por que mulheres acumulam mais gordura?

Apesar de consumirem proporcionalmente menos calorias, mulheres acumulam mais gordura.

A aparente capacidade de armazenar mais gorduras do que os homens, apesar de comer proporcionalmente menos calorias, é um paradoxo que vem continuamente confundindo a cabeça das mulheres.

Embora há muito tempo os hormônios femininos já fossem os suspeitos de serem os responsáveis pelo tal acúmulo, pela primeira vez uma pesquisa, realizada pela Universidade de New South Wales (UNSW), na Austrália, estabeleceu relações entre o estrogênio e seu impacto sobre o armazenamento de gordura para as etapas relativas à geração de uma criança.

As mulheres têm, em média, entre 6 a 11% a mais de gordura corporal do que os homens. Segundo os estudos, o estrogênio diminui a habilidade do organismo da mulher para queimar energia após comer, resultando em mais gordura a ser armazenada ao redor do corpo. A pesquisa sugere que o provável motivo disso é prepará-la para os períodos relacionados á gravidez.

A puberdade e gravidez precoce – tempos de altos níveis de estrogênio – poderiam ser considerados como estados de armazenamento ativos de gordura na preparação para a fertilidade, o desenvolvimento fetal e lactação.

Esses resultados poderão ter implicações no aconselhamento sobre dietas para mulheres grávidas, bem como na elaboração de exercícios físicos.

A partir de um ponto de vista energético, não existem explicações no porque de mulheres serem mais “gordas” do que os homens, já que eles, proporcionalmente, consomem mais calorias. Na verdade, elas queimam mais gordura do que eles durante atividades físicas, mas não perdem gordura corporal se exercitando no mesmo tanto em que é sugerido que acumulam.A questão é: por que esse paradoxo existe?

Uma resposta óbvia é que o armazenamento de gordura por mulheres é uma vantagem evolutiva. No entanto, são necessárias investigações adicionais para fornecer mais possibilidades sobre o papel do estrogênio na regulação da gordura corporal.

Embora os efeitos do estrogênio forneçam um mecanismo para o acúmulo de gordura, a pesquisa não explicou porque algumas mulheres são obesas, pois obesidade envolve tanto fatores genéticos quanto ambientais.

Fonte: 

Science Daily

Sem votos