Tratamento da pneumonia

O tratamento da pneumonia depende do tipo de microorganismo (germe) causador da inflamação e infecção dos pulmões, da gravidade dos sintomas, da presença de outras doenças associadas, local de contaminação (comunidade ou hospital) e grau de comprometimento dos pulmões.

É importante lembrar que quanto mais rápido se fizer o diagnóstico e iniciar o tratamento, melhores serão as chances de cura. Além disso, o paciente deve seguir as orientações médicas e completar todo o tempo de tratamento previsto para o uso das medicações (antibióticos). Desse modo, evita-se uma recidiva da pneumonia ou uma resistência aos antibióticos utilizados.

As pneumonias mais freqüentes são as bacterianas. Nestes casos é necessário o uso de antibióticos para combater a infecção. Após o início do tratamento, espera-se uma melhora dos sintomas dentro de 48 a 72 horas. Caso essa melhora não ocorra, ou haja piora dos sintomas, o paciente deverá retornar ao médico para reavaliação.

Para as pneumonias virais, geralmente não existe tratamento específico. Em alguns casos são utilizados remédios antivirais. Mas na maioria das vezes, as recomendações de tratamento são relacionadas ao repouso, dieta adequada e a ingesta de líquidos para melhor recuperação.

Para as pneumonias causadas por fungos, é necessário o uso de remédios antifúngicos. Já para as pneumonias causadas por parasitas ou outros tipos de microorganismos (germes), é necessário o uso de alguns tipos de antibióticos ou outras medicações.

Em todos os casos, o paciente sempre deve seguir as recomendações e orientações médicas. Muitas vezes há a necessidade de retorno ambulatorial ou hospitalar para realização de exames (radiografia ou raio-X de tórax) de controle, mesmo que o paciente esteja se sentindo bem.

Quem irá decidir se o tratamento poderá ser feito em casa ou se será feito dentro do hospital (com paciente internado) sempre será o médico. Em casos mais graves pode ser necessária uma internação em unidade de terapia intensiva (UTI).

Average: 4.2 (99 votes)