A perda parcial do sono gera inflamações nas mulheres

Pesquisa sugere que a falta de sono pode aumentar o risco de as mulheres terem inflamações.

Cientista da Universidade da Califórnia de Los Angeles publicaram um artigo em que a perda do sono, mesmo que de apenas algumas horas, é apontada como um dos motivos para se ter inflamações.

O estudo mediu o risco de se ter uma inflamação por meio do chamado fator nuclear - NFkb - que têm um papel importante na sinalização desse tipo de distúrbio nas pessoas saudáveis.

Os cientistas mediram os níveis do NFkb em homens e mulheres que se propuseram a serem analisados durante três noites. Em uma delas eles dormiram normalmente, na outra ficaram acordados das 23h às 03h e na última tiveram uma noite de recuperação.

Os pesquisadores observaram que os níveis de NFkb das mulheres,depois da noite mal dormida, eram muito maiores do que os níveis verificados nas outras duas manhãs. Isso significa que descobrindo tratamentos para melhorar o sono das pessoas os cientistas podem estar prevenidos outras doenças.

O estudo reforça a idéia da importância que uma boa noite de sono tem. Segundo os especialistas, ela pode evitar que diversos problemas de saúde surjam, como as enfermidades relacionadas ao coração, desordens auto-imunes e a artrite reumatóide.

Sem votos