Quais os melhores e os piores alimentos para o seu sono

Descubra quais alimentos que te ajudam a ter uma boa noite de sono e quais fazem você ter insônia.

Mulher dormindoSe você é uma daquelas pessoas que lutam para conseguir dormir, comer um pouco a noite pode realmente te ajudar a pegar no sono, mas não se pode exagerar. Se você acabar comendo uma refeição pesada vai ficar com uma sensação de desconforto, pois o sistema digestivo tende a ficar mais lento quando você está dormindo. Por isso assegure-se de deitar pelo menos quatro horas depois de comer uma refeição pesada, principalmente se ela for apimentada, pois alimentos assim podem levar você a sentir queimação no peito e azia.

Além das picantes, evite também as comidas gordurosas, que não fazem bem para você e para o seu sono. Pesquisas recentes mostram que quanto mais gordura você consome durante o dia menos você descansa durante a noite.

Quanto ao café, não é surpresa para ninguém que ele provoca distúrbios no sono. Até mesmo um pouco dessa substância pode afetar o sono de uma pessoa. Por isso é importante ficar de olho naqueles alimentos que poucas pessoas sabem que são fontes de cafeína, como chocolate, coca cola, chá e café descafeinado. Não consuma nenhum deles a noite, e assim ela com certeza ficará mais tranqüila.

Alguns remédios também contêm cafeína, como aqueles que aliviam a dor, pílulas de emagrecimento e diuréticos. Muitos desses medicamentos podem ter tanta cafeína quanto uma xícara de café ou mais. Para se prevenir leia a bula de todo remédio que você pretende tomar para ver se ele interfere na qualidade do seu sono.

Finalmente, evite as bebidas alcoólicas. Em um primeiro momento elas podem até te ajudar a dormir, mas você pode acabar acordando muitas vezes durante a noite, ter um sono não tão reparador, dores de cabeça e acabar tendo pesadelos. Por isso, se você decidir beber alguma bebida alcoólica de noite, intercale cada drinque com um copo de água para diluir os efeitos do álcool.

Agora quais são as comidas ideais para se comer antes de dormir?A substância triptofano, presente na banana, no mel, na aveia, no leite, alimentos derivados dele e em comidas provenientes da avicultura, promove o sono. É por isso que todo alimento que a contém ajuda quem tem dificuldades de dormir a ter uma noite mais tranqüila de sono.

Alimentos ricos em carboidratos complementam essas comidas, pois aumentam o nível de triptofano no sangue. Então uma caneca de cereal com leite, iogurte e biscoitos de sal, ou pão e queijo são uns dos lanches que podem induzir você a ter sono e ir para a cama certo de que terá uma boa noite.

Entretanto, é importante lembrar que lanches compostos apenas por comidas que têm carboidratos não são indicados para quem quer melhorar a qualidade do seu sono, pois esse tipo de alimento aumenta o nível de açúcar no sangue, e quando ele abaixa, acaba por prejudicar a noite.

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