O papel do farmacêutico na saúde

Você sabe o que faz um farmacêutico? 20 de janeiro dia do farmacêutico.

Função do Farmacêutico na farmácia ou drogaria

FarmacêuticoNão se automedique. Se estiver doente, vá a um médico. Depois, leve a sua receita (prescrição) ao farmacêutico da sua confiança e peça todas as informações. Não tenha vergonha de perguntar sobre as suas dúvidas. O Farmacêutico está preparado para ajudar você.

Não permita a “empurroterapia” e saiba que nem sempre o produto mais caro é o melhor. Portanto, peça ao seu médico que, juntamente com o remédio de marca, ele indique também o similar ou genérico, aquele que vem com o mesmo princípio ativo e que possui custos diferenciados.

Não faça estoque de medicamentos em casa. É muito perigoso. Você pode intoxicar-se ou prejudicar gravemente alguém da sua família. Não receite medicamentos para quem quer que seja. Verifique sempre o prazo de validade dos produtos.

Temos o direito de exigir atendimento de um Farmacêutico formado em curso superior dentro das farmácias e drogarias, durante todo o seu horário de funcionamento.

Função do farmacêutico na indústria

O medicamento que nutre a saúde e traz o bem estar coletivo nasce após anos de estudos e é produzido pelas mãos do farmacêutico.

Função do farmacêutico na cosmética

Beleza e higiene são fundamentais para a nossa qualidade de vida. Saiba que tem farmacêutico fabricando cada produto que você usa diariamente na sua pele e em seus cabelos. As substâncias indicadas para tratamentos de beleza (prevenindo envelhecimento e corrigindo problemas, por exemplo) são da inteira responsabilidade do farmacêutico que, através de fórmulas, cria cientificamente todos esses produtos.

Função do farmacêutico nas análises clínicas

Por trás dos resultados dos seus exames clínicos e laboratoriais, do controle da poluição ambiental, dos exames toxicológicos para atletas e animais, como o antidoping, há o trabalho de um farmacêutico.

Função do farmacêutico no hospital

Todo o tratamento das pessoas dentro dos hospitais acontece sempre com um farmacêutico responsável pela farmácia hospitalar.

Função do farmacêutico nos alimentos

Desde a primeira refeição do bebê até a alimentação na terceira idade, há um farmacêutico presente controlando a qualidade dos alimentos para uma vida mais sadia.

Função do farmacêutico na pesquisa científica

O farmacêutico realiza estudos para que surjam novas drogas, novas técnicas e conhecimentos avançados sobre a vida do ser humano.

Função do farmacêutico na vigilância sanitária

O farmacêutico da vigilância sanitária é o profissional que fiscaliza todas as áreas, desde o controle da matéria-prima que serve para fabricar medicamentos (produção) até a venda destes medicamentos.

Exija farmacêutico na sua farmácia e denuncie toda e qualquer irregularidade nos Conselhos Regional de Farmácia ou na Vigilância Sanitária de sua cidade.

Fonte: Conselho Federal de Farmácia.

Sem votos