Ganho de peso na gravidez

Ganhe a quantidade certa de peso durante a gravidez.

Ganhar a quantidade certa de peso durante a gestação por meio de uma alimentação saudável e balanceada é um sinal de que o bebê está recebendo todos os nutrientes que precisa para crescer forte e sadio.

Não é necessariamente verdadeira a frase “comer por dois”, comumente ouvida durante a gravidez. É verdade que a grávida necessita de calorias extras, principalmente acompanhadas de proteínas, vitaminas e sais minerais, mas geralmente é necessário consumir apenas entre 100 e 300 calorias a mais do que se ingeria antes da gravidez.

É sempre importante perguntar ao médico quanto seria o peso ideal a se ganhar durante a gestação. Uma mulher de peso normal deveria ganhar algo entre 11 e 15 kg.

De maneira geral, a gestante ganha de 900g a 1,8kg no primeiro trimestre de gestação, e aproximadamente 450g a cada semana nos segundo e terceiro trimestres.

Pra onde vão estes quilos extras durante a gravidez?

Em média são distribuídos assim:

Bebê

2,9 Kg

Placenta

900g a 1,3kg

Líquido amniótico

900g a 1,3kg

Tecido mamário

900g a 1,3kg

Suprimento sanguíneo

1,8 kg

Estoque de gordura (energia) para o parto e amamentação

2,2 a 3,0kg

Aumento do útero

900g a 2,2kg

É seguro perder peso durante a gravidez?

Não. Nunca é seguro perder peso durante a gravidez. Tanto a mãe, quanto o bebê necessitam de nutrientes para garantir a saúde.

Como ganhar peso na medida certa durante a gravidez?

Se o seu médico recomendar um maior ganho de peso durante a gravidez, aqui estão algumas sugestões:

  • Coma 05 ou 06 porções pequenas durante o dia.
  • Traga consigo lanches rápidos, como castanhas, queijo, bolachas, frutas e iogurte.
  • Use geléias, requeijão ou manteiga de amendoim nos pães, torradas e bolachas.
  • Adicione leite em pó desnatado a vitaminas, achocolatados, iogurte, cereais.
  • Adicione azeite, óleo de canola ou de soja às saladas e legumes.

O que fazer se o ganho de peso for excessivo durante a gravidez?

Se a gestante teve um ganho de peso maior do que o recomendado, não é aconselhado perder peso. Nunca é seguro perder peso durante a gravidez.

É essencial comer uma grande variedade de alimentos para garantir todos os nutrientes para a mãe e seu bebê. Aqui estão listadas algumas dicas para reduzir o ganho de peso:

  • Quando for comer fora, por exemplo, em fast foods, faça escolhas com pouca gordura, como sanduíches de peito de frango grelhado com tomate e alface. Evite molhos e maionese. Evite frituras.
  • Evite leite integral e seus derivados. A grávida necessita de pelo menos duas porções de leite ou derivados por dia, no entanto é possível escolher leites desnatados e queijos e iogurtes com baixo teor de gordura.
  • Evite bebidas com açúcar. Prefira água.
  • Modere o uso de sal, pois seu uso causa retenção de líquido e ganho de peso.
  • Limite o consume de doces e lanches calóricos. Doces, chocolate, bolos, bolachas recheadas possuem muitas calorias em uma pequena porção. Procure substituir por frutas e iogurtes de baixo teor de gorduras.
  • Modere o consumo de gorduras, como óleos, margarina, manteiga, maionese.
  • Prepare os alimentos evitando frituras. Prefira alimentos cozidos, assados ou grelhados.
  • Exercite-se. Exercícios moderados, de acordo com a recomendação do seu médico, ajudam a queimar calorias extras da alimentação. Caminhadas e natação são geralmente efetivas e seguras na gravidez. Mas é muito importante consultar o médico antes de iniciar qualquer programa de atividades físicas.

Concluindo, é importante que você busque orientações médicas para adotar qualquer programa de atividades físicas ou dietas específicas.

Sem votos