Impotência sexual

A impotência sexual, também conhecida por disfunção erétil, é um problema que atinge milhões de homens no mundo.

Os dados estatísticos mostram que a dificuldade de ereção ocorre em até 5% dos homens por volta dos 40 anos e até 25% nos de 65 anos. De modo geral, quase todos aqueles que são sexualmente ativos já experimentaram um episódio de impotência pelo menos uma vez na vida.

Antigamente, a impotência sexual era tema de tabu. Muitas vezes considerada um problema psicológico ou uma conseqüência natural do envelhecimento. Estes conceitos têm mudado nos últimos anos. Agora, é sabido que a disfunção erétil é mais freqüentemente causada por problemas físicos do que pelos psicológicos, e que muitos homens têm ereções normais na casa dos 80 anos.

Embora possa parecer embaraçoso falar com seu médico sobre questões sexuais, buscando ajuda para a impotência sexual, pode ser que valha a pena o esforço. Hoje em dia existem tratamentos que vão desde medicamentos a tipos especiais de cirurgia que podem ajudar a restaurar função sexual para a maioria dos homens. Às vezes, a disfunção erétil é causada por uma doença subjacente, como a doença cardíaca. Por isso é importante levar a sério os problemas de ereção, já que podem ser um sinal de outra doença mais grave.

Para começar a entender um pouco mais sobre impotência sexual, é preciso conhecer o conceito desta doença, assunto da próxima página.

Sem votos