Hipertensão sintomas

De maneira geral, a hipertensão arterial é assintomática, ou seja, não apresenta sintomas até o quadro seja bastante grave ou após o surgimento de complicações.

Apesar disto, muita gente considera vários sintomas como sendo de pressão alta, tais como dor de cabeça, sangramento nasal, tontura, vertigem, ruborização facial e cansaço. Na grande maioria, o aparecimento destes sintomas é mera coincidência.

Embora as pessoas com uma pressão arterial elevada possam ter estes sintomas, eles também podem aparecer com a mesma freqüência em indivíduos com uma pressão arterial normal.

No caso de uma hipertensão arterial grave ou de longa duração que não receba tratamento, os sintomas como dor de cabeça, fadiga, náuseas, vômitos, falta de ar, agitação e visão borrada verificam-se devido a lesões no cérebro, nos olhos, no coração e nos rins.

Sonolência e até mesmo coma por edema cerebral podem surgir em pessoas com hipertensão arterial grave devido ao acúmulo anormal de líquido no cérebro. Este quadro, chamado encefalopatia hipertensiva, requer um tratamento urgente.
 

Sem votos