Tratamento do cancer de mama

O tratamento para o cancer de mama deve ser personalizado para cada caso. São vários os fatores que definem o que é mais adequado, incluindo o tipo de tumor, sua extensão, presença de invasão ou metástase.

Cirurgia. Tratamento para remover o tumor. Dependendo do tamanho da mama, da localização do tumor e do possível resultado estético da cirurgia, o cirurgião retira só o nódulo, uma parte da mama ou retira a mama inteira (mastectomia) e os gânglios axilares.

Radioterapia. Tratamento para eliminar qualquer célula de câncer que tenha ficado no local após a cirurgia, ou para reduzir o tamanho do câncer antes da cirurgia. Este tratamento é feito numa máquina e a duração e intensidade dependem das características do tumor e da paciente.

Dependendo do estágio do câncer, ou seja, quão avançada está a doença (tamanho, número de nódulos axilares comprometidos e envolvimento de outras áreas do corpo), também será indicada quimioterapia ou hormonioterapia.

Quimioterapia. Tratamento para destruir células de câncer na mama ou que tenham se espalhado. O tipo de medicamento quimioterápico utilizado depende da extensão do câncer e das características da mulher, como por exemplo, idade fértil ou menopausa.

Hormonioterapia. Tratamento dado para pacientes em que o tumor mostrou ter receptores positivos de estrogênio e progesterona. Estas medicações bloqueiam a ação dos hormônios que aumentam o risco de desenvolver cancer de mama.
 

Sem votos