Medicamentos para alergia

Não há cura para alergias, mas existem vários medicamentos disponíveis para ajudar a amenizar os sintomas. Esses medicamentos para alergia incluem anti-histamínicos, descongestionantes, medicamentos combinados, corticóides e outros.

Vacinas contra alergias, que aumentam a sua tolerância a alérgenos, também estão disponíveis.

Anti-histamínicos

Anti-histamínicos têm sido usados ha muitos anos para tratar sintomas de alergias. Eles podem ser tomados em pílulas, líquidos, sprays nasais ou colírios. Os colírios podem aliviar a irritação e vermelhidão dos olhos, e os sprays nasais podem tratar os sintomas de alergias sazonais.

Quando você é exposto a um alergênio isso instiga o seu sistema imunológico a entrar em ação. Os mastócitos, células do sistema imunológico, liberam uma substancia chamada histamina, que se liga a receptores nos vasos sangüíneos, fazendo-os se dilatar. Além disso, a histamina liga-se a outros receptores causando vermelhidão, inchaço e mudanças nas secreções. Bloqueando as histaminas, os anti-histamínicos previnem esses sintomas.

Quais os efeitos colaterais?

Muitos anti-histamínicos causam sonolência.

Descongestionantes

Descongestionantes aliviam a congestão e freqüentemente são prescritos com anti-histamínicos para alergias. Eles podem ser sprays nasais, colírios, líquidos ou pílulas.

Sprays nasais e colírios podem ser usados por poucos dias, já que se usados por longo período podem piorar os sintomas. Descongestionantes em pílula e líquido podem ser usados por um período maior de tempo.

Durante a reação alérgica, os tecidos nasais incham em contato com o alergênio. Esse inchaço produz fluidos e muco. Os vasos sangüíneos do olho também podem inchar, causando vermelhidão. Os descongestionantes fazem os tecidos nasais e vasos sangüíneos desincharem, aliviando os sintomas de congestão, secreção de muco e vermelhidão.

Descongestionantes podem aumentar a pressão sangüínea, então não são recomendáveis para pessoas com problemas de pressão ou glaucoma. Eles podem causar, também, insônia ou irritabilidade.

Alguns medicamentos para alergia contêm anti-histamínicos e descongestionantes para aliviar sintomas diversos. Eles podem ser também outras combinações, como as de um remédio para alergia e asma.

Corticóides

Corticóides reduzem as inflamações relacionadas com alergias. Eles previnem e tratam congestão e irritação nasal, espirros e secreção de muco causado por alergias sazonais. Além disso, eles podem diminuir inflamações e inchaços de outros tipos de reações alérgicas.

Para alergias sérias ou asma, os corticóides estão disponíveis em pílula, para asma em inaladores, para alergias sazonais em sprays nasais, para alergias na pele em creme e para conjuntivite alérgica em colírio.

Os corticóides podem ser muito efetivos para tratar alergias, mas devem ser tomados todos os dias. Mesmo assim, pode demorar uma ou duas semanas para que o remédio tenha efeito total.

Corticóides têm muitos efeitos colaterais. Especialmente quando tomados oralmente por um longo período de tempo. Por isto seu uso deve ser supervisionado pelo médico.

Os efeitos colaterais dos corticóides incluem:

  • Ganho de peso,
  • Retenção de líquidos,
  • Aumento de pressão sangüínea.

Quando usados por um longo período, incluem:

  • Supressão de crescimento,
  • Diabetes,
  • Catarata,
  • Afinamento dos ossos, osteoporose,
  • Enfraquecimento dos músculos.

Broncodilatadores

Broncodilatadores são medicamentos inalados usados para controlar sintomas de asma. Eles aliviam imediatamente os sintomas da asma durante um ataque. Também existem bronco dilatadores que proporcionam um alivio de 12 horas desses sintomas.

Os broncodilatadores relaxam os músculos que contraem as vias aéreas. Isso rapidamente desobstrui as vias aéreas, deixando mais ar entrar e sair dos pulmões, melhorando a respiração. Eles também ajudam a reduzir o muco dos pulmões.

Como são medicamentos potentes, o uso excessivo de broncodilatadores pode causar aumento da pressão arterial e taquicardia.

Estabilizadores de mastócitos

Estabilizadores de mastócitos podem ser usados para amenizar inflamações nos brônquios e outros sintomas de alergia. Esses medicamentos também podem ser usados para prevenir sintomas de asma durante exercícios e podem ser tomados antes de uma inevitável exposição a alergênicos.

Estes medicamentos são disponibilizados como inaladores para asma, colírios para conjuntivite alérgica e sprays nasais para alergias.

Estabilizadores de mastócitos param a liberação de histamina dos mastócitos e tem efeito antiinflamatório.

Efeitos colaterais dos estabilizadores de mastócitos

  • Irritação da garganta,
  • Tosse,
  • Placas vermelhas na pele.

Modificadores de leucotrieno

Modificadores de leucotrieno são usados para tratar asma e alergia nasal. Modificadores de leucotrieno bloqueiam os efeitos dos leucotrienos, substancia produzida em resposta a alergia.

Os efeitos colaterais podem incluir:

  • Dor de estômago,
  • Febre,
  • Pirose,
  • Congestionamento nasal,
  • Tosse,
  • Irritação da pele,
  • Dores de cabeça.

Imunoterapia

Imunoterapia, ou vacina contra alergia, pode ser o tratamento mais efetivo se você sofre com alergias por mais de três meses. Essas vacinas gradualmente expõem a pessoa a níveis crescentes do alergênio para ajudar a aumentar a tolerância do sistema imunológico.
 

Sem votos