Causas da menopausa

O estrogênio é o principal hormônio feminino. Sua produção é feita nos ovários e inicia-se na adolescência, levando ao desenvolvimento das características da mulher adulta, seios, curvas, pelos.
A causa da menopausa é justamente a interrupção da produção do estrogênio.

Praticamente todos os sinais, sintomas e efeitos físicos da menopausa são devidos a falta de estrogênio:

  • O estrogênio é responsável pela textura da pele feminina e pela distribuição de gordura. Sua falta causará a diminuição do brilho da pele e uma distribuição de gordura mais masculina, ou seja, na barriga.
     
  • A falta de estrogênio causa a secura vaginal que contribui para reduzir o desejo sexual, pois transforma as relações em algo desagradável e doloroso.
     
  • O estrogênio é relacionado ao metabolismo do colesterol LDL e HDL.
     
  • O estrogênio está associado a importantes funções psíquicas, incluindo o humor e o desejo sexual. Sua falta pode levar a sentimentos de baixa auto-estima, oscilações de humor e até mesmo favorecer o surgimento de quadros depressivos.
     
  • A fixação do cálcio nos ossos possui grande influência o estrogênio. Após a menopausa grande parte das mulheres passará a perder o cálcio dos ossos em maior velocidade. O grau elevado de perda de massa óssea é chamado de osteoporose, responsável por fraturas.
     
Sem votos