Prevenção da gripe

Abaixo estão algumas dicas prevenir ou evitar a gripe:

1 - Vacinação anual contra a gripe, especialmente para os idosos: a vacina contra a gripe geralmente é aplicada antes de iniciar o inverno. Geralmente a vacina contra a gripe tem uma eficácia em torno de 70 e 90%. Nos idosos, esta vacina pode impedir complicações relacionadas à gripe, como pneumonia e sinusite, reduzindo internações e óbitos.

2 – Lavar as mãos: a lavagem correta das mãos é uma das maneiras mais eficazes de se prevenir muitas infecções, inclusive a gripe.

3 – Comer e dormir bem: uma dieta pobre e um sono ruim podem diminuir a imunidade corporal e tornar o organismo mais vulnerável a infecções. Uma dieta equilibrada que enfatiza frutas e vegetais frescos, cereais integrais e ainda pequenas quantidades de proteína magra (carne de peixe ou frango) funciona para a maioria das pessoas. Por outro lado, a quantidade de sono necessária para um sistema imunitário saudável varia de pessoa para pessoa. Em geral, os adultos precisam dormir de sete a oito horas de sono numa noite. Crianças e adolescentes precisam de mais descanso - entre nove e dez horas todas as noites.

4 – Exercícios físicos: a prática de exercícios físicos regulares fortalece o sistema imune, ajudando a prevenir a ocorrência de infecções em alguns casos.

5 - Evitar multidões durante a época da gripe: a gripe se propaga facilmente onde as pessoas estão aglomeradas, como em creches, escolas, edifícios de escritórios, auditórios e transportes públicos. Ao evitar multidões durante a época gripal, você pode reduzir suas chances de infecção.

Average: 4.3 (44 votes)