Causas da gripe

O vírus de gripe viaja pelo ar em gotículas de água que são expelidas pela tosse, espirro ou durante uma conversa. A pessoa pode infectar-se por inalar as gotículas presentes no ar diretamente, ou adquirir a infecção ao tocar objetos contaminados (como telefone ou teclado de computador) levando os vírus à boca, nariz ou olhos através das mãos.

A gripe é causada por três tipos de vírus — Influenza A, B e C. O tipo A pode ser responsável por epidemias mundiais, que geralmente ocorrem a cada 10 ou 40 anos. O tipo B pode leva a epidemias menores, mais regionalizadas. O tipo C nunca foi ligado a uma grande epidemia.

O Influenza tipo C é um vírus claramente estável, mas os tipos A e B estão em constante mudança, com novas mutações aparecendo regularmente. Uma vez que se adquire a gripe, o organismo desenvolve anticorpos contra determinado tipo de vírus. Mas como o Influenza está em constante mutação, esses anticorpos não protegerão o organismo de novas infecções. Essa é a razão pela qual os médicos recomendam a vacinação contra a gripe a cada ano, pois a vacina varia de acordo com o tipo de vírus mais presente na época.

Average: 4.3 (67 votes)