Tratamento da gastrite

O tratamento da gastrite depende da causa. Gastrite aguda causada por uso de álcool ou de antiinflamatórios não esteroidais geralmente é aliviada pela simples suspensão destas substâncias. A gastrite crônica causada pelo H. pylori é tratada com a erradicação da bactéria por meio de antibióticos.

A maioria dos planos de tratamento para gastrite também incluem medicamentos que reduzem a acidez estomacal para tratar os sintomas de dor e promover a cicatrização da mucosa do estômago.

Medicamentos que tratam a acidez estomacal

O ácido do estômago provoca irritação e inflamação da mucosa, causando dor. Por isto, os medicamentos que reduzem o ácido do estômago são importantes, tais como:

  • Antiácidos. Geralmente medicamentos vendidos sem a necessidade de receita médica, incluem hidróxido de alumínio e hidróxido de magnésio com substâncias básicas que neutralizam a acidez.
     
  • Bloqueadores H2. Quando os antiácidos não são suficientes, os médicos podem receitar medicamentos que reduzem a produção de ácido pelo estômago, tais como a cimetidina, ranitidina e famotidina.
     
  • Medicamentos que bloqueiam a bomba de ácidos. Estes medicamentos impedem que a mucosa produza acidez bloqueando o bombeamento de prótons (ácido) pelas células da mucosa. Incluem omeprazol, lansoprazol, pantoprazol e esomeprazol.

Medicamentos que tratam o H. pylori

O tratamento do H. pylori geralmente é feito pela combinação de dois antibióticos e um inibidor de bomba de prótons. Algumas vezes o bismuto é adicionado à combinação.

Os antibióticos eliminam a bactéria, enquanto o inibidor de bomba de prótons reduz a acidez promovendo a melhora da cicatrização do estômago.

Após o tratamento, é comum que exames sejam repetidos para verificar a eficácia terapêutica.

Sem votos