Dicas surpreendes para eliminar os agrotóxicos dos alimentos

Banco de Saúde pesquisou formas realmente eficazes para eliminar ou reduzir os agrotoxicos presentes em alimentos.

Alimentos agrotoxicosAgrotoxicos são substâncias químicas diversas utilizadas para combater pragas ou melhorar a produção agrícola, incluem herbicidas, pesticidas, hormônios e adubos químicos. A grande produção de alimentos da era moderna deve-se em grande parte ao uso de agrotóxicos.

Mas infelizmente, o seu uso excessivo ou inadequado traz riscos à saúde, podendo desencadear intoxicações agudas e crônicas, estas últimas ligadas ao desenvolvimento de doenças neurológicas e câncer.

No Brasil, a ANVISA é responsável por realizar o monitoramento de resíduos de agrotóxicos presentes nos alimentos. Em pesquisa realizada em 2009, o pimentão foi o alimento que apresentou o maior índice de irregularidades para resíduos de agrotóxicos. O morango, a uva e a cenoura também apresentaram índices elevados de amostras irregulares, com mais de 30% cada. Em seguida encontram-se o tomate, alface, e mamão.

Tendo em vista estes resultados, o Banco de Saúde pesquisou formas realmente eficazes para eliminar ou reduzir os agrotoxicos presentes em alimentos.

O que realmente funciona?

Produtos diversos são vendidos para descontaminar alimentos, além de vários métodos caseiros, que incluem a utilização de vinagre, bicarbonato ou água sanitária.

Mas de acordo com estudos realizados pela agência americana de alimentos (FDA, sigla em inglês) e por pesquisas conduzidas por três anos na estação experimental de agricultura de Connecticut, o que funciona é água da torneira.

Enxaguar os alimentos com água corrente é eficaz para eliminar grande parte dos resíduos de agrotóxicos dos alimentos.

Esta medida pode contribuir em muito com a saúde das pessoas de casa, juntamente com:

  • Retirar as folhas externas de vegetais com intuito de reduzir a carga de agrotóxicos;
  • Retirar a casca se possível, pois boa parte do agrotóxico concentra-se nesta parte externa;
  • Retirar a gordura de carnes vermelhas e a pele de aves e peixes, onde também concentram-se substâncias;
  • Se possível optar por alimentos de origem orgânica reconhecida.
  • Cozinhar também ajuda na remoção ou destruição de agrotóxicos.

Fontes:

  1. Pesticide Q&A. Food and Drug Administration. 2009.
  2. Krol, W.J. Removal of Trace Pesticide Residues from Produce. Department of Analytical Chemistry. The Connecticut Agricultural Experiment Station. 2000.
  3. FDA Reports on Pesticides in Foods. June 1993.
     
Sem votos