Diabetes Mellitus

O Diabetes é uma doença que afeta cerca de 12% da população brasileira, ou seja, aproximadamente 22 milhões de habitantes.

Trata-se de uma doença conhecida popularmente por aumentar as taxas de glicose ou açúcar no sangue.

Neste artigo estão descritos, em detalhes, as causas, sintomas, diagnósticos e tratamentos dos diferentes tipos de diabetes. Para acessar as diferentes seções use o menu ao lado.

O que é diabetes?

Conceito: Diabetes Mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal da glicose ou açúcar no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do nosso organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à nossa saúde.

A origem do nome Diabetes é muito antiga, vem do grego, que quer dizer “sifão”, fazendo referência ao excesso de urina que os pacientes com diabetes tinham, além da sede excessiva. Mais tarde os médicos descobriram que a urina desses pacientes era adocicada, dando o nome Mellitus, que em latim quer dizer mel ou adocicado. Desse modo, esta doença que causava excesso de sede, produzindo urina em excesso e adocicada, passou a se chamar Diabetes Mellitus.

Sem votos