Massoterapia é fisioterapia?

field_vote: 

A fisioterapia utiliza a massagem como instrumento diagnóstico e terapêutico. O fisioterapeuta sabe que o toque, seja ele profundo ou sutil, proporciona efeitos locais e gerais no organismo humano. Tanto efeitos físicos quanto psicológicos. A massoterapia faz parte sim da fisio, apesar do preconceito de alguns que dizem ''que fisioterapeuta nao é massagista'', nao me importo nem um pouco....nao a nada mais gostoso do que o toque...as pessoas em geral precisam disso. E existem sim outros profissionais habilitados em massoterapia.

Oi Alessandra, estou com uma tendinite crÓnica no joelho ,neste caso os médicos me orientaram repouso e um tempo de fisioterapia. Você sabe determinar o tempo que costuma durar o tratamento nestes casos?E quando estamos aptos a retornar as atividades esportivas?

Registrar-se!

O que é massoterapia ?

Massoterapia é a aplicação de técnicas de massagem para finalidade terapêutica, anti-estresse, relaxamento, estética e esportiva.

A massoterapia utiliza-se da manipulação manual dos tecidos moles do corpo, sendo que alguns massoterapeutas também podem realizar movimentos nas articulações do cliente e fazer aplicações de calor, frio e vibrações.
Quais são as aplicações da massoterapia?

A massoterapia alivia dores musculares e estimula a circulação sangüínea. Além disso, a massagem auxilia o sistema linfático, o que ajudaria a eliminar os resíduos metabólicos no corpo. A drenagem linfática utiliza a massagem para esvaziar os líquidos e resíduos metabólicos e estimular a circulação linfática.
A massagem como terapia de reabilitação tem sua aplicação bastante conhecida por causa do futebol, onde quase todos os times contam com um massagista para auxiliar na recuperação muscular e ajudar na reabilitação em alguns casos de lesões. Massoterapia ainda tem aplicação na prevenção de distensões e lesões, que podem acontecer por causa excesso de tensão.

A massagem também pode melhorar o humor das pessoas, aliviar o estresse e fazer com que os clientes sintam-se mais relaxados.

Porém, você deve ter cuidado com afirmações de aplicações milagrosas da massoterapia. Apesar de promover benefícios à saúde, não há nenhum fundamento científico que sustente que a massoterapia possa curar doenças. A massagem também não aumenta diretamente a força muscular, embora seja eficiente na recuperação da fadiga após exercícios físicos vigorosos.

A massagem tem aplicação estética?

Observações clínicas indicam que massagem em membro imobilizado por semanas resultou em melhora na aparência e textura da pele. A estimulação do sistema linfático, pela drenagem linfática, teria aplicação no tratamento de celulite por causa da eliminação de líquidos. Clínicas de beleza, salões e spas oferecem massagem estética com aplicação de cremes.

Registrar-se!

MASSOTERAPIA E MASSAGENS

A massagem, em geral, constitui-se de uma ampla variedade de toques sobre o corpo de uma pessoa, sobretudo com as mãos, buscando o relaxamento muscular, alívio para dores e até mesmo conforto emocional, proporcionando, também, inúmeros efeitos terapêuticos sobre o paciente.

Costuma-se distinguir a massoterapia das massagens em geral. A massoterapia pode ser muito semelhante a uma massagem comum, mas o que a distingue é o fato de a sua aplicação ter, como pressuposto, um diagnóstico por parte do massoterapeuta. È o diagnóstico que vai direcionar o trabalho do massoterapeuta.

Já na massagem comum, o massagista segue uma seqüência pré-determinada de toques, praticamente igual para todos os clientes, embora possa variar um pouco, conforme cada caso.

A massoterapia abrange, principalmente, o shiatsu, o do-in, o tuiná, a reflexologia a ayurvédica e a tailandesa (todas de inspiração oriental) e a drenagem linfática pós-operatória. Entre as massagens comuns destacam-se a relaxante (inclusive a sueca), a estética, a drenagem linfática.

O shiatsu, o do-in e o tuiná têm, como pressuposto, o conhecimento dos meridianos da MTC – Medicina Tradicional Chinesa, sobre os quais são aplicados, principalmente, os toques do terapeuta, seja por pressão dos dedos, dos punhos, dos cotovelos, dos pés, etc.

A reflexologia trabalha basicamente, com a projeção energética dos órgãos e vísceras do corpo nas solas dos pés e nas palmas das mãos. Na massagem tailandesa, o terapeuta usa os pés para estimular a musculatura e pontos determinados do corpo do paciente.

A massagem ayurvédica abrange uma série de diferentes técnicas de massagens preconizadas pela milenar medicina ayurvédica, com uso de diversos tipos de óleo, conforme cada caso e, sobretudo, dependendo da tipologia do paciente (Vata, Pitta ou Kapha e suas combinações).

A drenagem linfática pós-operatória promove a circulação linfática, sobretudo em áreas do corpo próximas daquelas que tenham sofrido intervenção cirúrgica, para acelerar a eliminação de toxinas e líquidos que se acumulam nos tecidos do corpo e a estimular a nutrição dos tecidos em recuperação.

A massagem relaxante, inclusive a sueca, visam proporcionar relaxamento ao paciente através de toques e estimulação dos músculos e ossos do corpo, seguindo a direção do fluxo do sangue para o coração, estimulando a circulação sanguínea e linfática e eliminando rigidez muscular e eventuais excessos de ácido lático nos tecidos do corpo.

A massagem estética aprofunda os toques e a estimulação das áreas do corpo onde haja maior concentração de tecido gorduroso, sobretudo em casos de obesidade, sem prejuízo do seu efeito relaxante.

Registrar-se!

Do Michaelis:

“sf (massoterapia) Med Tratamento por massagens.”

No Brasil a massoterapia é praticada pelo profissional conhecido como massoterapeuta e envolve diversas técnicas de massagens ocidentais e orientais, a massoterapia trabalha fatores físicos e mentais do paciente proporcionando resultados como: alívio do stress, diminuição de dores musculares, melhora da circulação sanguínea, da flexibilidade, sensação de bem estar e melhora da qualidade de vida do paciente.

O curso de massoterapia qualifica o profissional para trabalhar em empresas públicas como privadas como por exemplo: clínicas de estética, de massoterapia, de reabilitação, spas, clubes esportivos entre outros locais aplicando um conjunto de técnicas de relaxamento, estética e até terapêutica.

O massoterapeuta é o profissional responsável por selecionar a melhor técnica que será utilizada em cada paciente. Ele tem profundo conhecimento sobre a anatomia humana, fisiologia, articulações e músculos.

A massoterapia utiliza um conjunto de técnicas orientais e ocidentais, com aplicações terapêuticas, de estética e relaxamento para trabalhar os tecidos musculares externos e internos auxiliando no combate a dores e tensões musculares, proporciona o relaxamento muscular e uma sensação de bem estar.

Determinadas técnicas de massagens da massoterapia trabalham a parte física como por exemplo aumentar a flexibilidade, reduzir dores musculares enquanto outras são mais indicadas para diminuir o stress e proporcionar o relaxamento da musculatura. Outras técnicas de massagens, podem ser utilizadas para melhorar o sistema linfático, muscular e circulatório.

O profissional que realiza o curso de massoterapia está preparado para criar um plano de ação com um conjunto de técnicas de massagens à partir da necessidade de cada cliente. O massoterapeuta, escolhe o conjunto de técnicas terapêuticas, de relaxamento e estética que será utilizada para o problema reportado pelo(a) paciente.

O stress causado no dia-a-dia ocasiona fatores negativos para o corpo e mente do ser humano, geralmente identificados como: mudança de comportamento, tristezas, ansiedade, irritabilidade, nervosismo, dores musculares, insônia, cansaço, fadiga entre outros sintomas. A massoterapia, é um "tratamento" realizado através de técnicas de massagens, quando o conjunto de técnicas é aplicada de forma correta consegue diminuir consideravelmente os fatores negativos citados anteriormente melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

Vários benefícios físicos e mentais podem ser alcançados através da massoterapia: redução significativa do stress, sensação de relaxamento e bem estar, diminuição da pressão sangüínea, melhoria da circulação sangüínea, diminuição de dores musculares entre outros.

Através do curso de massoterapia o aluno será treinado para aplicar um conjunto de técnicas de massagens: orientais, ocidentais, terapêuticas, estéticas e de relaxamento.

Algumas técnicas que fazem parte da massoterapia:

Massagem Relaxante
É realizada aplicando movimentos firmes e suaves sobre os tecidos do corpo proporcionando principalmente o relaxamento muscular e sensação de bem estar.

Massagem tradicional Chinesa
Durante milhares de anos a China desenvolveu e melhorou as técnicas de massagens que são utilizadas como um tratamento completar para os mais variados problemas de saúde.

Drenagem Linfática
Técnica de massagem que tem o objetivo de trabalhar o sistema linfático e retirar os líquidos que ficam acumulados entre as células do nosso corpo.

Shiatsu
É uma das técnicas de massagens da massoterapia, executada com movimentos de pressão em determinados pontos de energia do corpo conhecidos como meridianos ou pontos de acupuntura. Pode proporcionar, melhorias no sistema digestivo, nervoso, respiratório, circulação sanguínea.

Reflexologia Podal
A reflexologia podal é executada com movimentos de pressão em canais de energia localizados em nossos pés, o conceito dessa técnica é que em nossos pés existem ligações diretas ou indiretas com órgãos vitais de nosso corpo.

Shantala
Originária da índia consiste na aplicação da massagem em bebês e proporciona: benefícios para saúde e melhorias na comunicação e interação entre pais e filhos.

Quick Massage
A quick massage é indicada para pessoas que procuram o alivio de dores, fadiga, stress, dores musculares, aumento da concentração porém precisam de um atendimento rápido e não podem esperar.

Alguns benefícios da massoterapia:

* Alívio da tensão e dores musculares;

* Diminuição considerável do stress, ansiedade, irritabilidade, fadiga;

* Auxilia na remoção de toxinas através da corrente sanguínea e posteriormente pela urina e fezes;

* Auxilia no fortalecimento do sistema imunológico;

* Melhora a circulação sanguínea;

Massoterapia bairros de São Paulo: Água Rasa, Anhanguera, Aricanduva, Artur Alvim, Barra Funda, Bela Vista, Belém, Bom Retiro, Brasilândia, Butantã, Cachoeirinha, Cambuci, Campo Belo, Campo Belo, Campo Limpo, Capão Redondo, Carrão, Casa Verde, Cidade Ademar, Consolação, Freguesia do Ó, Grajaú, Iguatemi, Ipiranga, Itaim Bibi, Itaim Paulista, Itaquera, Jabaquara, Jaguaré, Lapa, Liberdade, Limão, Moema, Mooca, Morumbi, Penha, Perdizes, Pinheiros, Pirituba, Pompéia, Raposo Tavares, Rio Pequeno, Sumaré, Tatuapé, Vila Maria, Vila Mariana, Vila Madalena, Vila Prudente, Vila Sônia.

Atenção: Antes de realizar uma sessão de massoterapia em um centro de estética, procure um médico para realizar uma avaliação e para verificar quais são as indicações e contra-indicações da técnica de massagem selecionada.

Registrar-se!

Código de Ética do Massoterapeuta – Massoterapia

Corporal Clínica de Massoterapia/Poderdasmaos

Para facilitar, primeiramente, ao nosso público seleto e, auxiliar a integração dos profissionais da Massoterapia, como os filiados independentes ao sindicato (estabelecimentos de ensino ou prestador de serviços ligado à saúde) essas normas servirão como um termômetro, no que diz respeito à conduta do massoterapeuta, e com isso, possibilitando saber, o seu grau de profissionalismo.

1) Respeito ao Ser humano (cliente). O massoterapeuta deve zelar por um atendimento digno ao seu semelhante.

2) A profissão – O massoterapeuta, é aquele profissional de saúde, técnico (utiliza: mãos, cotovelos, pés, aparelhos complementares e cremes) e sensível, que atua na prevenção e no tratamento de determinadas patologias físicas (em conjunto com a medicina alopata), como também, pode atuar na estética e no bem-estar (emocional).

3) Anamnese – O massoterapeuta deve manter essa importante conduta, antes do atendimento prático. Anamnese, trata-se de uma analise, prévia sobre a pessoa e, acrescentada com novos pareceres.

4) Higiene pessoal e local - O profissional deve estar asseado (para cada atendimento), roupas limpas, sem objetos nos dedos e punhos, unhas cortadas e, no caso dos homens, barba feita ou aparada. O ambiente precisa estar compatível com este método. O massoterapeuta deve ser amigo da natureza (respeitar o meio ambiente), não poluindo, favorecendo, positivamente, a vida de uma forma geral e imagem de nossa classe.

A Corporal Clínica de Massoterapia/Poderdasmaos considera inadmissível, um profissional de saúde, dependente do tabaco. O massoterapeuta tem o livre arbítrio para adiar ou cancelar um atendimento, em situações que ele considere, comprometedora, no que diz respeito aos resultados da massagem, como na preservação da sua saúde.

5) A massagem (massoterapia) é um método natural, estritamente prático e, desenvolvido com sentimento. Como o nosso público é composto de pessoas cultas e exigentes, a Corporal Clínica de Massoterapia/Poderdasmaos aconselha os seus profissionais, a não mesclar a psicologia da massoterapia com temas que não estejam em sintonia com a nossa profissão.

6) Apesar dos massoterapeutas utilizarem diversas técnicas e, muitos, possuírem conhecimento em outras áreas de saúde, os filiados a Sinaten, é proibido de fazer prescrições medicamentosas, se responsabilizando pelos seus atos. Os massoterapeutas só tratam de patologias graves, em conjunto com prescrição médica especializada.

7) O massoterapeuta, atuante, deve se aperfeiçoar, tecnicamente e eticamente. O massoterapeuta não recomenda vincular anúncios em meios de comunicação que não respeita a nossa nobre profissão, permitindo a inclusão de propaganda enganosa (dupla interpretação). Esse é um ótimo exemplo de boas maneiras. Valorize a sua profissão, a escola onde se formou e onde é filiado.

8) O profissional deve se conscientizar, que precisa manter a sua saúde em dia, tanto para um bom atendimento, como para a sua qualidade de vida. Por isso, a Corporal aconselha: atividade física, conscientização alimentar, respeitar o seu limite de desgaste físico e mental (limitando-se a um número de atendimento) e, se prevenir, tomando as vacinas que estejam correlacionadas com a nossa profissão. Todo profissional de saúde quer ser visto como um referencial. Discipline-se.

9) O massoterapeuta, profissional, vê o corpo como um templo sagrado. Porém, devido a vários fatores históricos, comportamentais e sociais, ainda há preconceito e resistência em relação ao divino corpo. No caso de atendimento, principalmente domiciliar, a orientação da Corporal Clínica de Massoterapia/Poderdasmaos é acolher o posicionamento do paciente, quanto à aplicação ou não com o corpo desnudado. Caso seja aceito, utilize os procedimentos oferecidos no curso de aperfeiçoamento da Corporal Clínica de Massoterapia/Poderdasmaos.

Tanto o profissional como o paciente ou nosso cliente, devem denunciar qualquer tipo de insinuação (verbal ou gestual), que venha comprometer o atendimento técnico.

Devido à complexidade humana (que foge da nossa alçada), a Corporal Clínica de Massoterapia/Poderdasmaos recomenda que, crianças e adolescentes, devem fazer massagem somente na presença de seus pais ou de uma pessoa (adulta) responsável. No caso de determinada técnica (exemplo: drenagem linfática), o receptor leigo deve ser orientado previamente sobre a aplicação na área.

10) A filosofia da Corporal Clínica de Massoterapia/Poderdasmaos em relação à remuneração profissional, é respeitar o que ele considerar justo, já que, a nossa instituição não recebe comissões por tais atendimentos, individuais.

11) A Corporal Clínica de Massoterapia/Poderdasmaos, apesar do seu esforço em selecionar, rigorosamente, os seus profissionais, autônomos, tem consciência que, é humanamente impossível, saber se ele está representando, dignamente, a nossa classe.Logo, o massoterapeuta (filiado) é responsável por suas atitudes, isentando a Corporal Clínica de Massoterapia/Poderdasmaos de qualquer responsabilidade no descumprimento do nosso código de ética. Todavia, a Corporal Clínica de Massoterapia/Poderdasmaos, tem um nome a zelar perante a sociedade e, se necessário, atuará, para a manutenção de sua filosofia de trabalho.

12) Serviço Social – É de conhecimento de todos, que a profissão de massagista ou massoterapeuta é desgastante (fisicamente e mentalmente), por isso, a Corporal Clínica de Massoterapia/Poderdasmaos sugeri que, o profissional que deseje participar de ações sociais, dê preferência a atividades que não estejam vinculadas, diretamente, com as técnicas (manobras) da massoterapia, preservando o seu maior patrimônio.

13) O massoterapeuta que faz parte da Corporal Clínica de Massoterapia/Poderdasmaos, aconselha-se manter um espírito de equipe, para que o nosso sucesso seja compartilhado com todos. Qualquer reclamação, dúvida ou sugestão, deve ser encaminhada, preferencialmente, via e-mail, para o diretor comercial da Corporal Clínica de Massoterapia/Poderdasmaos. Trabalhar com profissionalismo e amor pelo o que faz, é integrar-se a esta casa acolhedora.

OBS.: Que essas normas não sejam vistas com rigidez, e sim como um estímulo à valorização profissional e, assegurar aos nossos clientes um atendimento de nível humano, como também, para manter esse grupo seleto unido.

Registrar-se!

Últimas informações sobre o motivo de atrito Massagem Cura Tendinite

Na terapia manual, os resultados clínicos geralmente precedem a validação científica. A maioria das técnicas são utilizadas porque "funciona". Geralmente o autor do método de supor por que ela funciona, mas o raciocínio lógico, embora aparecendo pode não ter nada a ver com o resultado.
De acordo com Frank e Hart 1: "carga mecânica influencia o comportamento de células em todos os tecidos moles, mas como ele faz isso não é totalmente compreendido." As últimas pesquisas sobre o efeito da carga ou pressão profunda tem sido dirigida para o nível celular. Em 1979, Meikle et al. 2 descobriu que o estresse contínuo de coelhos recém-nascidos suturas cranianas levou a um aumento da síntese de colágeno. Os fibroblastos são responsáveis pela síntese de colágeno. Slack et al. 3 usando um modelo de carga de tração cíclicos dos isolados embrionárias tendões chick in vitro, mostraram aumento da síntese de proteínas, DNA e glicosaminoglicanas pelos fibroblastos.
Cicatrização do tendão ocorre em três fases. Na fase inflamatória, plaquetas e fibrina preencher a ferida e fibroblastos e células fagocíticas migrar para a área lesada. Fibroblastos produzem fibronectina, que age como uma molécula adesiva para vincular o colágeno. À medida que cura a produção de fibroblastos diminui fibronectina. Na fase proliferativa, colágeno o aumento no número de fibroblastos e síntese. Finalmente, na terceira fase de remodelação ou o estágio de maturação. há um realinhamento das fibras colágenas, e os turnos de produção de colágeno imaturo do tipo III para o colágeno tipo I maduro.
Davidson et al. 4 recentemente (1997) criou uma tendinite no tendão de rato pela injeção de colagenase a enzima. Este método também tem sido utilizado para provocar uma resposta inflamatória em cavalos e póneis. Enquanto a colagenase não causou a típica resposta inflamatória com o aparecimento de numerosas células mononucleares e linfócitos do sangue no local da ferida, a marca da lesão no tendão, que é rompimento de fibras colágenas e desalinhamento foi exibido nos tendões de ratos. Eles usaram aumentado a mobilização dos tecidos moles (ASTM), que é um instrumento de alumínio usadas para aplicar "pressão considerável" de um tendão sem romper a pele sobrejacente. O tendão foi massageado longitudinalmente em movimento distal para proximal para distal e proximal ao longo do comprimento dos tendões de Aquiles de ratos.
Havia quatro grupos de ratos: um controle), b) tendinite induzida; c) tendinite induzida por colagenase plus ASTM e d) ASTM sozinho para um tendão normal. Depois de injetar a colagenase, os tendões foram autorizados para curar por três semanas. Depois de três semanas, ASTM foi realizada no grupo C e D por três minutos em dias de pós-operatório 21, 25, 29 e 33, ou seja, quatro tratamentos. Uma semana após o último tratamento, os tendões foram colhidos e avaliados sob microscopia óptica e eletrônica e imunomarcação de tipo I e colágeno tipo III e fibronectina.
A microscopia de luz mostraram aumento ativada a proliferação de fibroblastos nos tendões do grupo C e D. ASTM provou para iniciar a ativação de fibroblastos, que eventualmente leva à síntese de colágeno. O grupo C também mostrou mais anticorpos fibronectina do grupo A. Houve fibronectina pouco no Grupo B, mas uma maior quantidade no Grupo D. A análise da marcha também foi realizada, e uma melhora significativa na amplitude e freqüência tranco só ocorreu para o Grupo C, entre o lugar dia da cirurgia e os 21 dias de observação final.
ASTM promovido cura e recuperação anterior de membro da função após lesão colagenase pelo aumento da proliferação fibroblástica. A recuperação anterior permitiu função do membro, aumento que também ajudou na promoção do realinhamento da fibra.
Evidentemente, são necessários mais estudos, especialmente para determinar o efeito do atrito do tecido crônica de longa cicatriz. Ele definitivamente parece que a massagem de fricção com a aplicação de aumento da pressão cria proliferação fibroblástica.

Referências
1. Frank CB, Hart DA. Celular resposta à carga. In: Leadbetter WB, Buckwalter JA, Gordon SL. Esportes inflamação induzida, da Amer Acad Orthop Surgeons, Park Ridge, IL, 1989:555-563.
2. Meikle MC, Reynolds JJ, Loja A, et al. Suturas cranianas Rabbit in vitro: Um novo modelo experimental para estudar a resposta das articulações fibrosas ao estresse mecânico. Calcif Tissue Int 1979; 28:137-144.
3. Slack C, Flint MH, Thompson BM. O efeito da carga tensional em tendões chick embrionárias isoladas em cultura de órgãos. Connect Tissue Res 1984; 12:229-247.
4. Davidson CJ, Ganion LR, Gehlsen GM et al. Morfológicas Rat tendão e alterações funcionais resultantes da mobilização dos tecidos moles. Medicine & Science in Sports & Exercise. American College of Sports Md, 1997:313-319.

Registrar-se!

MASSOTERAPIA - MARKETING CONSIDERACOES COMERCIAIS PARA UMA CARREIRA EM MASSAGEM TERAPEUTICA

1 – Por que a motivação é tão importante para montar um negocio de massagem?
- É preciso tempo e compromisso para montar qualquer negocio. A pessoa precisa acreditar no produto ou serviço. O profissional de massagem não deve desistir quando os tempos ficarem difíceis, especialmente nos dois primeiros anos de negocio. A motivação fornece a forca interior para se ficar num projeto o tempo suficiente para se ter sucesso.

2 – Por que é importante para o profissional de massagem analisar as forças e fraquezas individuas quando for montar um negocio?
- Se compreendermos todos os aspectos de nos mesmos, então fica mais fácil para determinar onde as dificuldades podem surgir, onde iremos precisar da ajuda de outros ou que outras habilidades podemos precisar aprender para dar suporte a nossas áreas fracas. Um negocio bem sucedido depende da utilização máxima das forcas e da compensação das fraquezas.

3 – O que é esgotamento e como pode ser evitado?
- Ocorre o esgotamento quando gastamos mais energia do que restauramos. Também pode ser descrito como cuidar mais dos outros do que de nos mesmos. O esgotamento pode ser prevenido se mantiver mesmo nossas vidas equilibradas. Isso pode ser obtido recebendo-se massagem regular, freqüentando aulas e tirando férias.

4 – Por que é importante desenvolver um bom currículo?
- Um currículo nos ajuda a apresentar a experiência profissional, as qualificações e atributos que levamos para uma relação comercial.
-

5 – O que é um plano comercial?
- Um plano comercial é um mapa para um negocio futuro. Ele proporciona a direção, a clareza de propósitos e um mecanismo que estabelece metas menores a serem alcançadas ao longo do caminho.

6 – Que é capital inicial?
- - O capital inicial é quantidade de dinheiro necessária para começar um negocio. Um capital inicial que muitas vezes é esquecido é uma reserva em dinheiro para subsidiar as despesas de sobrevivência durante o primeiro ano de negocio.

7 – Quais são as estratégias de marketing e publicidade mais eficientes?
- Dependa mais da publicidade por contato pessoal e espalhe a noticia a principio tornando-se visível na comunidade, falando em publico e apresentando-se para trabalhar como voluntário. Estimule os meios de comunicação locais (por exemplo, jornal, radia) a fazer uma matéria sobre seu negocio. Mala direta é uma boa idéia. A publicidade nas paginas amarela é importante depois que o negocio foi estabelecido num local por um ano. Forme um grupo de profissionais de massagem e trabalho corporal em sua comunidade e faca publicidade enquanto grupo no jornal, na radio ou ate mesmo na televisão e divida os custos.

8 – Qual é a importância de um folheto?
- O folheto informa ao publico seu negocio de massagem de uma maneira abrangente e concisa.
– Como você estabelece os honorários?
- Pesquise os honorários cobrados num raio de uma hora de viagem de seu local e estabeleça seu honorário na media. Para espalhar a noticia, você pode ter ofertas especiais de introdução. É sempre melhor trabalhar com os colegas terapeutas de massagem. A massagem é um negocio com pouca competição, porque muita coisa depende do relacionamento cliente terapeuta. Os clientes continuam procurando você porque gostam de você. Trabalhando junto numa comunidade fica mais fácil par aos profissionais de massagem educar o publico sobre a importância da massagem terapêutica.

10 – O que é tempo real?
- O tempo real inclui o tempo necessário para fazer a massagem, bem como o temo entre as massagens e o tempo necessário para preencher os registros do cliente. Alem disso, o profissional de massagem deve compreender que o tempo gasto na manutenção de registro comercial e requisitos de papelada será aproximadamente igual ao tempo gasto fazendo a massagem propriamente dita.

11 – Quais são as perspectivas de se obter reembolso de seguro medico pela massagem de serviço pessoal?
- No momento atual, as campanhas de seguro não estão enfocadas na prevenção, portanto é improvável que a massagem de serviço pessoal de bem estar seja reembolsada pelo seguro num futuro próximo. Entretanto, o programa de seguro medica estão mudando, e a prevenção pode tornar-se uma consideração mais importante. Ate chegar esse tempo, o dinheiro vivo por serviços prestados é uma base de renda mais segura. Qualquer cobertura proposta de seguro precisa ser pré-aprovada pelas companhias de seguros antes de se fazer à massagem.

12 – Quais são os três tipos principais de oportunidades comerciais disponíveis para a massagem profissional?
- Os principais tipos de negocio desenvolvidos pelos profissionais de massagem são (1) o trabalho como autônomo, usando espaço adquirido ou alugado, (2) o trabalho como autônomo, pagando uma porcentagem da receita de cada massagem em vez de um aluguel pelo espaço, e (3) o status de empregado, ganhando um salário ou pagamento por hora.

13 – O que é o principio MASE e por que ele é importante?
- MASE significa mantenha a coisa simples e especifica. Se o sistema de administração do negocio for complicado demais, a maioria das pessoas não seguira de maneira consistente a manutenção de registros.

14 – De que tipos de seguro o profissional de massagem precisa?
- O seguro de responsabilidade profissional ou de imperícia e o seguro de responsabilidade das instalações (seguro de tropeço e queda) são fundamentais, e o profissional de massagem precisa dessa proteção. Estão disponíveis outros tipos de seguro, dependendo da complexidade do negocio.

15 – Qual é a importância da trilha do papel?
- Sem um sistema adequado de manutenção de registro, não conseguimos verificar a informação, nem informar com exatidão a renda do negocio, acompanhar o progresso dos clientes ou olhar em retrospectiva a fim de aprender com os sucessos e fracassos para alcançar uma melhor atividade comercial no futuro.

16 – Por que é tão importante a declaração de política e acordo de cliente terapeuta?
- Esse livreto, apresentado num formato que o cliente possa compreender com toda facilidade, permite que o cliente e o terapeuta estabeleçam expectativas realistas no que diz respeito ao que é necessário no relacionamento profissional. Pensar nos detalhes antecipadamente impede que ocorram muito problemas. A declaração de política e acordo de cliente terapeuta determina os limites do relacionamento profissional.

17 – Por que todo mundo, inclusive os empregados, precisa compreender as atividades comerciais?
- Compreender como um negocio funciona nos ajuda a avaliar as responsabilidades e compromisso dos proprietários de negocio e ajuda as pessoas a serem melhores empregados quando administramos a nossa vida pessoal, estamos lidando com conceitos comerciais. A administração comercial é apenas uma dessas coisas que todos precisamos compreender.

Um massoterapeuta pode ou não ser Fisioterapeuta. Pelo grande conhecimento anatômico e biomecânico, nós fisioterapeutas, às vezes nos valemos de manobras para aliviar dores. Porém, um massoterapeuta pode se formar nesta área independente de ser ou não Fisioterapeuta. Acredito que "Fisioterapeuta não é massagista". Nosso conhecimento se expande a dezenas de áreas, massagem, para mim é somente mais um recurso.