Dor de cabeça

Dor de cabeça ou cefaléia é um dos problemas de saúde mais comuns. Muitos indivíduos sofrem dores de cabeça freqüentemente, enquanto outros raramente as têm.

Tanto as cefaléias crônicas como as eventuais podem provocar sofrimento, prejuízo social e laboral, mas é pouco freqüente que representem um problema grave de saúde. Ainda assim, alterações no padrão ou na natureza da dor de cabeça são um sinal de alerta para um problema grave. Por exemplo, uma dor esporádica que muda para freqüente ou de leve para intensa é motivo para procurar assistência médica o mais rapidamente possível.

A causa mais comum de dor de cabeça é o estresse, por este motivo, é chamada de cefaléia tensional.

A cefaléia tensional pode durar desde algumas horas até uma semana inteira. Este tipo de dor de cabeça localiza-se geralmente na fronte, nuca ou têmporas (lados da cabeça). A dor é em peso ou pressão na maioria das vezes.

É comum que a cefaléia tensional seja desencadeada por momentos de estresse ou conflitos, no entanto, pode evoluir para uma forma crônica, onde a dor persiste apesar da cessação do estímulo estressor.

Algumas pessoas com cefaléia tensional apresentam também:

  • Tensão ou desconforto no pescoço ou mandíbula;
  • Tensão muscular em nuca, ombros, costas;
  • Dificuldade para dormir;
  • Fadiga;
  • Cansaço;
  • Redução do apetite;
  • Dificuldade de concentração.

Diferentemente das enxaquecas, a cefaléia tensional não é acompanhada por alterações da visão (pontos brilhantes ou escuros), náusea ou vômito. Mas pode haver aumento da sensibilidade a sons ou luz.

Outras causas de dor de cabeça

O médico pode determinar a causa de uma cefaléia a partir da história clínica e do exame físico, mas, por vezes, são necessários exames complementares.

Uma dor de início abrupto pode ser sintoma de uma pressão elevada do liquido ocular, o glaucoma, constituindo uma urgência médica.

A hipertensão arterial pode provocar uma dor pulsátil na cabeça, mas é pouco freqüente que seja a causa de uma cefaléia crônica.

A meningite, uma infecção provocada por bactérias, vírus ou fungos que inflamem as meninges, membrana que recobre o cérebro, é uma causa pouco freqüente de uma cefaléia, geralmente acompanhada de febre e rigidez na nuca.

Só em algumas ocasiões as dores de cabeça são devidas a tumores ou a derrame cerebral. Se o médico suspeitar de um tumor ou de um acidente vascular cerebral, poderá solicitar exames que permitam obter imagens do cérebro, como uma tomografia computadorizada (TC) ou uma ressonância magnética (RM).
 

Sem votos