Pesquisadores britânicos constataram que o risco de os vegetarianos desenvolverem câncer é 12% menor em relação aos consumidores de carne. Segundo eles, a diferença se torna mais marcante nos casos de câncer no sangue, como, por exemplo, leucemias.
Estudos anteriores já haviam mostrado ligação entre o consumo de grande quantidade de carne vermelha ou processada com uma taxa mais elevada de câncer no estômago. A nova pesquisa, que envolveu mais de 60.000 pessoas, realmente confirmou haver menor risco de câncer de estômago e de bexiga e, principalmente de sangue, entre os vegetarianos. O risco de desenvolver algum câncer de sangue é 45% menor em vegetarianos do que entre as pessoas que comem carne.
"É necessário realizar mais pesquisas para confirmar estes resultados e encontrar as causas para as diferenças", disse Tim Key, autor do estudo do Centro de Pesquisa da unidade de epidemiologia da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha.
Key e colegas, que publicaram seus achados no British Journal of Cancer, acompanharam 61.000 consumidores de carne e vegetarianos por mais de 12 anos, período em que 3.350 participantes receberam o diagnóstico de câncer.
Foram analisados 20 diferentes tipos de câncer. De acordo com os pesquisadores, diferenças de risco independem de outros fatores, tais como fumo, consumo de álcool e obesidade, os quais podem aumentar os riscos de uma pessoa desenvolver câncer.
Reuters