AIDS

A AIDS, segundo o Sistema de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, foi identificada pela primeira vez no Brasil em 1982, no diagnóstico de sete pacientes homo/bissexuais. Considerando o período de incubação do HIV, a introdução do vírus no País deve ter ocorrido na década de 70. Sua difusão, em um primeiro momento, ocorreu nas principais áreas metropolitanas do Centro-Sul, se alastrando para as demais regiões nos primeiros anos da década de 80.

De 1980 a 2008 foram registrados 506.499 casos de portadores do vírus HIV, segundo dados do Ministério da Saúde. Só em 2007 foram registrados 33.689 novos casos desta doença. O número de óbitos por AIDS aos longos destes últimos 28 anos foi de 205.409 no total.

Governos e sociedades ativistas do mundo todo se esforçam para conter a epidemia de AIDS, por tratar-se de uma doença que não tem cura. O foco principal das ações anti-HIV está na conscientização e prevenção da doença, assuntos que serão descritos de forma clara e objetiva ao longo deste artigo.

Sem votos